Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4212
Título: Novas configurações de gênero: um estudo sobre o uso de álcool por estudantes adolescentes
Autor(es): Melo, Irllen Chriscyan Alexandrino Ribeiro de
Palavras-chave: Abuso de álcool
Gênero
Saúde pública
Adolescentes
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: O crescente consumo de álcool, especialmente entre jovens, configura-se como um problema mundial de saúde. Conhecer o público vulnerável é necessário e a partir desta perspectiva, o presente estudo foi desenvolvido. A amostra contou com 816 estudantes da rede estadual de ensino da cidade de Campina Grande – PB, com média de idade de 16,32 anos. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário autoaplicável, as análises foram feitas através da estatística descritiva e teste bivariado. Investigaram-se questões sobre o uso do álcool na vida, idade da primeira experimentação, frequência de uso no último mês, motivação para o uso e consequências da ingestão, relacionando-as com as perspectivas de gênero. O índice de uso de álcool na vida, encontrado entre os jovens estudados, foi de 72%, com idade média de primeira experimentação aos 13,4 anos. Delineando uma nova configuração no padrão de beber, foi constatado que nos 30 dias antecedentes à pesquisa, 59% do público feminino ingeriu álcool. Sobre as consequências do uso do álcool, percebeu-se que 50,8% das mulheres “fizeram algo que não fariam”, enquanto “a ressaca” prevaleceu para 51% dos homens. Ainda sobre as consequências, brigas e práticas sexuais tiveram a mesma porcentagem para ambos os sexos (50% cada). Os resultados apontam uma significativa mudança nos papéis e gênero em relação ao consumo de álcool. Destaca-se o emergente quadro de estreitamento entre os gêneros e a evidente necessidade de ressignificar antigas práticas e criar políticas públicas direcionadas ao tema.
Descrição: MELO, I. C. A. R. de. Novas configurações de gênero: um estudo sobre o uso de álcool por estudantes adolescentes. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4212
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Irllen Chriscyan Alexandrino Ribeiro de Melo.pdfIrllen Chriscyan Alexandrino Ribeiro de Melo517.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.