Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4215
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Maria Cristiane dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-09T16:56:38Z | - |
dc.date.available | 2014-07-09T16:56:38Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 792. 8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4215 | - |
dc.description | COSTA, M. C. dos S. A dança enquanto conteúdo da cultura corporal: uma experiência a partir da abordagem crítico-superadora 2013. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo é um relato de experiência, cujo objetivo é descrever as aulas de Educação Física com o conteúdo dança, a partir da utilização da abordagem de ensino CríticoSuperadora, no interior do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID. Acreditando que tal abordagem supera metodologias fundadas em uma visão meramente motriz e que amplia caminhos que contemplam a dimensão histórica, cultural, assim, busca inserir o aluno na sociedade de forma mais justa e igualitária. O estudo realizado e relatado neste trabalho foi fruto da experiência no âmbito de uma escola da rede estadual da cidade de Campina Grande – PB, tendo como público alvo a 2ª série do Ensino Médio, do turno da manhã. Utilizamos como instrumento para coleta de dados 05 (cinco) planos de aula e a observação participante, acompanhado de um diário etnográfico. Por meio da abordagem crítico-superadora, proposta pelo Coletivo de Autores (2012), podemos constatar avanços significativos para o Programa PIBID- EF, no sentido de desenvolver um trabalho diferenciado com os conteúdos, em especial com a dança, pois através desse direcionamento metodológico enxergamos o contexto das aulas de Educação Física de forma mais organizada e sistematizada, permitindo aos alunos e professores a reflexão e avaliações das ações desenvolvidas, ampliando os conhecimentos. Portanto, concluímos que é válido significar a prática do professor de Educação Física a partir de uma abordagem metodológica e sugerimos a crítico-superadora, já que visualizamos a partir desta, a possibilidade da organização do trabalho pedagógico sistematizado para desenvolver os conteúdos da Educação Física. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Jeimison de Araújo Macieira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Abordagem crítico-superadora | pt_BR |
dc.title | A dança enquanto conteúdo da cultura corporal: uma experiência a partir da abordagem crítico-superadora | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Cristiane dos Santos Costa.pdf | Maria Cristiane dos Santos Costa | 2.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.