Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4218
Título: O conceito trans em meio à nebulosa da sexualidade
Autor(es): Cavalcante, Larissa Santana
Palavras-chave: Orientação sexual
Transexualidade
Identidade sexual
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: A transexualidade, expressão utilizada para nomear pessoas que sexualmente não estão em conformidade com seu sexo biológico, apresenta-se como uma problematização à caracterização da subjetividade de tais sujeitos. Posto tratar-se de definição que apresenta divergências e nebulosidade quanto a apreensão e consideração da vivência entre as múltiplas formas de apresentação dessa dinâmica, dita transexual. Este trabalho ressalta a constituição identificatória de gênero e da orientação sexual, que estruturam parte da identidade do indivíduo a partir das interações de fatores biológicos, socioculturais e psíquicos. O artigo traz uma explanação em cartografia preliminar construída a partir de um olhar multidisciplinar para um caso de transvestismo, que objetiva explorar de que formas a transexualidade é psicossocialmente expressa, além de compreender os elementos subjetivos e identitários presentes no posicionamento sociossexual externalizados em tal discurso. Para este intuito foi realizada a análise hermenêutica do conteúdo de três entrevistas concedidas por Laerte Coutinho, cartunista e crossdresser, entrevistas essas publicamente acessíveis, uma vez postadas na internet e, assim, configuradas como de domínio público. A partir do discurso proferido pelo artista, são discutidas e problematizadas questões alusivas a sexualidade enquanto termo polissêmico; o processo decorrente da linguagem e terminologia associada à vivência sexual; perversão e desvio da sexualidade; sexualidade e expressão de subjetividade; bem como, a divisão binária de gênero, heteronormatividade e a ideia de desvio sexual daí decorrentes.
Descrição: CAVALCANTE, L. S. O conceito trans em meio à nebulosa da sexualidade. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4218
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Santana Cavalcante.pdfLarissa Santana Cavalcante708.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.