Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4220
Título: Determinação da eficiência energética da Central de Aulas da Universidade Estadual da Paraíba em Campina Grande - PB
Autor(es): Cabral, Ramon Leite Chaves
Palavras-chave: Eficiência energética
Etiquetagem predial
Conforto ambiental
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: A eficiência energética é utilizada para minimizar problemas ambientais, reduz o consumo e conseqüentemente os custos, sem perder em momento algum a eficiência e a qualidade dos serviços. Após a crise energética de 2001 surgiu à necessidade de elaboração de projetos arquitetônicos e tecnol ogias energeticamente eficientes para edificações, sem comprometer a qualidade de vida de seus usuários. Foram desenvolvidas normas de desempenho e eficiência energética, etiquetagem predial, que avaliam o nível de eficiência energético das edificações residenciais (RTQ-R) e comerciais, de serviços e públicas (RTQ-C). O objetivo geral foi estudar o nível de eficiência energética da Central de Aula da Universidade Estadual da Paraíba em Campina Grande/PB. Para desenvolver a pesquisa foi feito o levantamento de dados com base nos projetos arquitetônico e complementares, em seguida foram feitas visitas in loco para detectar possíveis divergências entre o projeto arquitetônico e o projeto executado pela Instituição e posteriormente foram levantados dados de áreas, aberturas, luminosidade e diagramas unifamiliares dos ambientes estudados, bem como os materiais empregados, para verificação do atendimento ao Regulamento Técnico de Qualidade de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicos. Após a aplicação do método, a edificação em estudo atingiu o Nível de eficiência “C” - Equivalente numérico “3”, nível este muito abaixo do desejável. A elevação do nível de eficiência é de importância vital para redução dos custos com energia pela universidade. Deste modo, recomenda-se um estudo mais detalhado com implementação de modificações/complementações para elevar o nível de eficiência energética para nível “A”.
Descrição: CABRAL, R. L. C. Determinação da eficiência energética da Central de Aulas da Universidade Estadual da Paraíba em Campina Grande - PB. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4220
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ramon Leite Chaves Cabral.pdfRamon Leite Chaves Cabral1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.