Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4222
Título: Requisitos não-funcionais para o desenvolvimento de software educacional
Autor(es): Monteiro, Alanna Camylla Coêlho
Palavras-chave: Software Educacional
Engenharia de Requisitos
Requisitos não-funcionais
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: A utilização cada vez mais crescente de ambientes virtuais de aprendizagem faz com que software educacionais procurem ter uma maior qualidade, e que este cumpra com o papel que foi destinado. Para tanto, é de fundamental importância que este tipo de software seja bem desenvolvido, para isso é necessário que tenhamos requisitos bem definidos. Como este software tem uma característica peculiar que é passar conhecimento, deve-se preocupar com o lado pedagógico do mesmo. Dessa forma, levantamento de requisitos funcionais e não funcionais é importante para o bom desempenho do sistema. Este trabalho tem como objetivo obter e avaliar requisitos não funcionais que sejam pertinentes para softwares de caráter educativo. Para tal, nesta pesquisa foi empregado um método de pesquisa qualitativa denominado Teoria Fundamentada nos Dados, ou Grounded Theory. A partir de entrevistas realizadas com estudantes, um grupo de requisitos não funcionais foi obtido e analisado, de acordo com as codificações utilizadas para se aplicar a Teoria Fundamentada nos Dados. Posteriormente, após a obtenção desses requisitos não funcionais, um questionário de avaliação destes requisitos não funcionais foi aplicado a docentes para uma avaliação dos mesmos.
Descrição: MONTEIRO, A. C. C. Requisitos não-funcionais para o desenvolvimento de software educacional. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4222
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alanna Camylla Coêlho Monteiro.pdfAlanna Camylla Coêlho Monteiro820.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.