Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4224
Título: Avaliação do estilo de vida em taxistas e sua correlação com fatores de risco cardiovascular
Autor(es): Silva, Micheliny Cruz
Palavras-chave: Qualidade de vida
Risco cardiovascular
Estilo de vida
Taxistas
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar o estilo de vida em taxistas campinenses, correlacionar com fatores de risco cardiovascular (FRCV) e orientá-los quanto à prevenção desses riscos. Foram avaliados 111 motoristas com medida do índice de massa corporal, circunferência abdominal, pressão arterial, triglicérides, colesterol total e frações e glicemia de jejum. A análise dos índices antropométricos seguiu os critérios da Organização Mundial de Saúde, os níveis pressóricos a VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão, as dislipidemias a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis glicêmicos o Consenso Brasileiro de Diabetes, a Síndrome Metabólica caracterizada consoante o ATP-III e o Risco cardiovascular através do escore de risco de Framingham (ERF). Com relação aos hábitos de vida a maioria relatou que consumia bebidas alcoólicas, não fumava e não realizava atividade física regularmente. Dentre os fatores de risco cardiovasculares os mais representativos foram: Obesidade Central, dislipidemias (HDL-c baixo e hipertrigliceridemia), Hipertensão Arterial Sistêmica, obesidade e Síndrome Metabólica. Pelo ERF as pontuações obtidas demonstraram que a maioria da amostra apresentou risco moderado para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares nos próximos dez anos. Verificou-se presença expressiva de FRCV, mas através de políticas públicas de saúde é possível orientar melhor a população e contribuir para uma vida saudável e uma longevidade de qualidade.
Descrição: SILVA, M. C. Avaliação do estilo de vida em taxistas e sua correlação com fatores de risco cardiovascular. 2012. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4224
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Micheliny Cruz Silva.pdfMicheliny Cruz Silva529.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.