Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4228
Título: Coleópteros associados a carcaças expostas de suínos (Sus scrofa L. 1758) em Barra de Mamanguape, Rio Tinto, Paraíba
Autor(es): Braga, Izabela Souza
Palavras-chave: Entomologia Forense
Insetos
Decomposição animal
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: O processo de decomposição, pelo qual passa a carcaça animal, se dá devido a diversos fatores, o que inclui a participação dos insetos. O período em que esses habitam a carcaça pode auxiliar na compreensão dos fatos do crime, bem como ajudar na sua elucidação. O presente estudo teve como objetivo estudar a coleopterofauna associada a carcaças expostas de suínos, Sus scrofa L. de modo a associá-la às fases do processo de decomposição, identificar as suas categorias ecológicas, comparar os métodos de coletas e correlacioná-la aos fatores abióticos. As coletas foram realizadas em janeiro e fevereiro (estação seca) e julho e agosto de 2012 (estação chuvosa), durante 30 dias cada, em Barra de Mamanguape, Rio Tinto, PB. Para a captura dos coleópteros foram utilizadas carcaças de suínos, armadilha do tipo bandeja (com maravalhas) e pit-falls (8). A carcaça foi vistoriada diariamente, bem como, a bandeja. A retirada do material das pit-falls foi realizada a cada cinco dias. Foram coletados 491 espécimes, pertencentes a 13 famílias, sendo sete de interesse forense. Dentre essas, Histeridae foi a mais abundante (107), seguida por Tenebrionidae (90) e Staphylinidae (87), o que perfez 57,8% da amostragem. Euspilotus spp. (Histeridae), Alphitobius diaperinus (Panzer, 1797) e Tribolium castaneum (Herbst, 1797) (Tenebrionidae), além de Philonthus spp. (Staphylinidae) foram os táxons mais representativos. Em se tratando dos métodos de coletas, a armadilha do tipo pit-fall apresentou a maior riqueza (30), em contrapartida a maior abundância foi assinalada na bandeja (274). A principal categoria ecológica encontrada foi a de onívoros (47%). A abundância de Coleoptera, bem como a riqueza, diferiu entre os estágios de decomposição, nas diferentes estações. Na estação seca, foram coletados todos os indivíduos no estágio de Putrefação Escura, cujo destaque foi Euspilotus (Hesperosaprinus) sp. (62,5%). Na chuvosa, o estágio Seco se destacou tanto pela abundância como riqueza. Apesar da divergência entre o número de indivíduos entre essas estações, foi verificada uma fraca correlação entre as famílias mais abundantes e os fatores abióticos. Diante de outros trabalhos realizados no Brasil, o presente estudo mostrou resultados diferentes, em se tratando da conformação da comunidade, o que demonstra a importância da continuidade dos estudos que abordem a coleopterofauna associada a carcaças em região litorânea, especialmente na região Nordeste, escassa de pesquisas do gênero.
Descrição: BRAGA, I. S. Coleópteros associados a carcaças expostas de suínos (Sus scrofa L. 1758) em Barra de Mamanguape, Rio Tinto, Paraíba. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4228
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izabela Souza Braga.pdfIzabela Souza Braga2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.