Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4229
Título: Perfil socioeconômico dos estudantes da UEPB: estudo introdutório para a elaboração de políticas de permanência aos estudantes que ingressaram nos cursos do Campus de Guarabira – PB
Autor(es): Araújo, Edilene Daniel de
Palavras-chave: Educação Superior
Perfil socioeconômico
Reserva de vagas
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: A educação é uma das alternativas capaz de reduzir as desigualdades existentes em uma sociedade com inúmeros desafios. Dessa forma, as universidades públicas cumpre seu papel ao possibilitar o acesso e a permanência dos graduandos nas mesmas. Esta pesquisa teve como objetivo evidenciar o perfil socioeconômico dos alunos matriculados nos cursos de graduação que ingressaram na Universidade Estadual da Paraíba UEPB, entre 2007 e 2012 para o Campus de Guarabira (CH). Trata-se de uma pesquisa de campo que teve como instrumento de coleta de dados um questionário com questões relacionadas ao delineamento e a caracterização do perfil dos estudantes. Foram aplicados ao todo 425 questionários nos cursos de Letras, Direito, Geografia, História e Pedagogia. A análise dos dados foi feita através do Software Statistical Package for Social Sciences (SPSS versão 17.0). Os resultados apontam que, a maioria dos estudantes é do sexo feminino, solteiros, não tem filho, são oriundos de escolas públicas e que 40,9% vivem com menos de dois salários mínimos. Esses dados permitem ressaltar que um acompanhamento sobre o perfil discente pode ser útil para compreender os fatores socioeconômicos que estão relacionados com a sua permanência ou não nessa instituição.
Descrição: ARAÚJO, E. D. de. Perfil socioeconômico dos estudantes da UEPB: estudo introdutório para a elaboração de políticas de permanência aos estudantes que ingressaram nos cursos do Campus de Guarabira – PB. 2013. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4229
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edilene Daniel de Araújo.pdfEdilene Daniel de Araújo716.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.