Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/423
Título: Projeto modelo: potencial de reuso de águas residuais tratadas para fins agrícolas no nordeste brasileiro
Autor(es): Santos, Dáris Correia dos
Palavras-chave: Recursos hídricos
Águas residuais
Reuso
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: Existe atualmente uma preocupante carência de recursos hídricos em muitas regiões habitadas do globo, que se prevê possa vir a ser substancialmente agravada em extensão e severidade na sequência das recentes alterações climáticas à escala planetária. Os progressivos desenvolvimentos conseguidos no domínio da depuração e controle de qualidade de águas residuais comunitárias sujeitas a tratamento, torna a sua reutilização em muitas áreas, em particular na irrigação de espaços verdes ou agrícolas e no reforço de reservas existentes, através, por exemplo, da recarga de aquíferos subterrâneos, como uma solução que poderá ser, não só segura e favorável do ponto de vista econômico, como extremamente interessante em termos ambientais. Com a utilização deste recurso reciclado, torna-se possível compatibilizar a necessidade de tratamento de águas residuais, praticamente indispensável ao controle dos níveis de poluição nos meios receptores, a satisfação dos requisitos de volumes de água e de caudais para os fins pretendidos, e o reaproveitamento de um bem essencial à vida, permitindo uma melhor gestão dos recursos hídricos disponíveis. Nas regiões áridas e semi-áridas, a água se tornou um fator limitante para o desenvolvimento urbano, industrial e agrícola. Mesmo áreas com recursos hídricos abundantes, mas insuficientes para atender à demandas elevadas, experimentam conflitos de uso e sofrem restrições de consumo que afetam o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida. Nessas condições, reuso e conservação passaram a ser as palavras chave em termos de gestão, em regiões com baixa disponibilidade ou insuficiência de recursos hídricos. O reuso de água encontra, no Brasil, uma gama significativa de aplicações potenciais. O uso de efluentes tratados na agricultura, nas áreas urbanas, particularmente, para fins não potáveis, no atendimento da demanda industrial e na recarga artificial de aquíferos, se constitui em instrumento poderoso para restaurar o equilíbrio entre oferta e demanda de água em diversas regiões brasileiras. Cabe entretanto, institucionalizar, regulamentar e promover o reuso de água no Brasil, fazendo com que a prática se desenvolva de acordo com princípios técnicos adequados, seja economicamente viável, socialmente aceita, e segura, em termos de preservação ambiental e de proteção dos grupos de riscos envolvidos. Este estudo avalia o potencial da reutilização de águas residuais no nordeste do Brasil e apresenta um projeto modelo aplicável a cidades difusas e pequenas na região. O dimensionamento proposto deverá atender as diretrizes da Organização Mundial de Sáude para irrigação irrestrita com o número de Coliformes termotolerantes de 257,55 CTT/100 ml e com o número de ovos helmintos de 0,06 ovos/l no efluente final, e para o reuso do efluente deve ser considerados a cultura a ser implantada e o sistema de irrigação a ser utilizado.
Descrição: SANTOS, D. C. dos. Projeto modelo: potencial de reuso de águas residuais tratadas para fins agrícolas no nordeste brasileiro. 2011. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/423
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daris Correia dos Santos.pdfDáris Correia dos Santos1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.