Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4230
Título: Salvar vidas: a atividade de trabalho dos socorristas do Corpo de Bombeiros
Autor(es): Araújo, Kalina Lígia Alves de
Palavras-chave: Psicologia do trabalho
Atividade de trabalho
Clínicas do trabalho
Socorristas
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Investiga-se, neste artigo, as vivências da atividade de trabalho de socorristas do Corpo de Bombeiros, a partir da inteligência e experiências no trabalho, da mobilização subjetividade, da cooperaçãocoordenação e do desenho de reconhecimento desses profissionais salva vidas. Para tanto, utilizou-se de duas teorias das Clínicas do Trabalho: a primeira, Ergonomia da Atividade, por abordar a distância entre o trabalho prescrito e o real, além das variabilidades e regulações necessárias às situações de trabalho; e a segunda, Psicodinâmica do Trabalho, por evidenciar a necessidade de apreensão dos afetos, do sofrimento e prazer e das defesas mobilizadas pelo trabalho. Em termos metodológicos, foram realizadas visitas ao local da pesquisa, entrevistas dialógicas e ficha sócio demográfica com dez bombeiros socorristas do Setor de Busca e Salvamento de Vidas do Corpo de Bombeiros. A análise dos resultados foi operada pelo mapa temático dos dados extraídos da pesquisa. Foi, então, possível perceber que na atividade de trabalho dos socorristas o salvar vidas é, ao mesmo tempo, fonte de prazer e sofrimento, à proporção que os trabalhadores logram êxito ao resgatar vítimas e quando suas expectativas e necessidades são sufocadas pelas regras e imposições impostas pelo sistema militar. Mesmo diante das condições de instabilidade, da pressão do trabalho, das expectativas dos clientes, da análise crítica da população e do rigor militar, os socorristas mobilizam sua subjetividade e inteligência para lidar com os atendimentos móveis, cooperando para solução dos problemas e/ou manejando as imprevisibilidades no trabalho coletivo.
Descrição: ARAÚJO, K. L. A. de. Salvar vidas: a atividade de trabalho dos socorristas do Corpo de Bombeiros. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4230
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kalina Lígia Alves de Araújo.pdfKalina Lígia Alves de Araújo688.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.