Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4232
Título: Aplicação do uso de técnicas de amostragem em pesquisas eleitorais
Autor(es): Braga, José Joaquim Lira Roberto
Palavras-chave: Técnicas de amostragem
Pesquisas de opinião
Inferência estatística
Pesquisa eleitoral
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: O presente trabalho é um estudo que tem como objetivo veri ficar a aplicação do uso de t écnicas de amostragem atrav és de uma pesquisa de opinião p ública eleitoral com o intuito de inferir os resultados sobre a popula ção. Quando a informa ção se baseia em uma amostra dos casos poss íveis, e necessário generalizar o particular n úmero de casos estudados ao universo dos casos poss íveis. Dessa forma, h á tamb ém a possibilidade de prever o resultado de uma elei ção envolvendo milhões de eleitores, colhendo amostras de alguns poucos milhares e projetando as informa ções de um eleitorado inteiro com base em resultados obtidos em pequenas amostras, atrav és da introdu ção de modelos probabil í sticos e de t écnicas de inferência estat ística. Este trabalho foi realizado a partir de dados amostrais coligidos em uma pesquisa de opinião p ública junto aos eleitores residentes na cidade de Campina Grande, pelo Instituto de Pesquisa OPINIÃO e divulgada pelo Sistema de Comunica ção Arapuan. Na realiza ção da pesquisa quantitativa foi utilizado o método de amostragem probabilí stica por conglomerado, por meio de 742 amostras, para as quais foram submetidas a aplica ção de question ários estruturados e padronizados. O question ário compunha-se de duas perguntas fechadas e estimuladas sobre as inten ções de votos e rejei ção dos pr é-candidatos, com o prop ósito de aferir esses resultados para a popula ção visando as elei ções municipais de 2012.
Descrição: BRAGA, J. J. L. R. Aplicação do uso de técnicas de amostragem em pesquisas eleitorais. 2011. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4232
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Joaquim Lira Roberto Braga.pdfJosé Joaquim Lira Roberto Braga868.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.