Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4241
Título: A importância da geometria na formação acadêmica do aluno
Autor(es): Medeiros, Hudson Guedes de
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Aprendizagem
Geometria
Ensino Fundamental
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar questões relacionadas à aprendizagem da geometria nas séries do ensino fundamental e sua importância no aprendizado como um processo gradual, global e construtivo. Abordamos aqui todo o contexto histórico, desde o surgimento da aplicação e demonstração da geometria pelas antigas civilizações e estudos defendidos por vários pesquisadores até os dias de hoje. Trazendo também um texto que relata implicações do ensino da geometria com citações que discutem de forma clara a ausência desta disciplina na maioria das salas de aula, principalmente nas séries iniciais, geralmente os alunos chegam ao nível superior com pouco ou nenhum conhecimento básico de geometria. Identificamos duas tendências didático-pedagógicas emergentes no Ensino de Geometria: a Geometria Experimental e a Geometria em ambientes Computacionais. Concluímos que é relevante proporcionarmos práticas pedagógicas centradas no estudo e na exploração do ambiente que nos cerca, fazendo uso, então, de conhecimentos geométricos. Para isto, além de enfocarmos os saberes presentes nos livros didáticos, poderemos enfatizar, analisar e problematizar aqueles gerados pelos próprios estudantes e seus familiares nas diferentes práticas sociais que produzem e que envolvem noções geométricas.
Descrição: MEDEIROS, H. G. de. A importância da geometria na formação acadêmica do aluno. 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4241
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hudson Guedes de Medeiros.pdfHudson Guedes de Medeiros923.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.