Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4242
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Filipe Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-09T17:26:55Z | - |
dc.date.available | 2014-07-09T17:26:55Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 372. 8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4242 | - |
dc.description | SILVA, F. B. da. A utilização da música como instrumento didático-pedagógico no ensino de Química Orgânica. 2013. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | É notório que a música através dos três elementos fundamentais que a compõe - ritmo, melodia e harmonia - tem sido utilizada pelo homem como ferramenta de ‘transmissão’ de saberes desde tempos imemoriais. No processo de escolarização, estudantes e professores, muitas vezes, apropriam-se dessa ferramenta e a transforma em recurso didático-pedagógico para facilitação da aprendizagem do ensino de ciências naturais, neste caso, química. Prova disso, um dos sites mais populares de compartilhamento de vídeos - http://www.youtube.com/ - mostra diversas publicações musicais que tem como finalidade ‘ensinar’ química. Este trabalho utilizou como procedimento metodológico o analítico-descritivo e como técnica, conforme o objeto de estudo, a pesquisa documental para analisar vídeos publicados no site citado que abordaram conteúdos de química orgânica no Ensino Médio. A análise do conteúdo dos vídeos que compuseram a amostra proporcionou a categorização das paródias em memorização mecânica e/ou problematização. Durante a análise foram observados vários aspectos, entre eles a intensa preocupação dos estudantes na aprovação do vestibular, a contribuição e não contribuição dos vídeos para o ensino e a aprendizagem levando em consideração as categorias. Observou-se, pois, as desvantagens dos vídeos assistidos apenas por estudantes sem a participação do professor e colegas da turma para interação cognitiva necessária se tornaram pouco eficazes. Concluiu-se, no âmbito desta pesquisa, que existiram mais vídeos que buscaram a memorização mecânica do que a problematização. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Givanildo Gonçalves de Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.title | A utilização da música como instrumento didático-pedagógico no ensino de Química Orgânica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Filipe Barbosa da Silva.pdf | Filipe Barbosa da Silva | 759.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.