Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4247
Título: Avaliação da atividade antifúngica dos extratos hidroalcoolicos de Annona muricata L. e Musa sapientum L. sobre cinco espécies de cândida
Autor(es): Formiga, Ayana Cartaxo
Palavras-chave: Atividade antifúngica
Candidíase
Fitoterapia
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: A resistência de patógenos humanos a múltiplas drogas mostra a necessidade em se buscar novas compostos antimicrobianas a partir de fontes naturais. Percebendo-se a relevância de patologias comumente identificadas como a Candidíase Vulvovaginal (CVV) e a Candídiase Oral (CO), este estudo objetivou avaliar a atividade antifúngica de extratos hidroalcoólicos frente às espécies Candida, dentre as quais, Candida albicans, C. parapsilosis, C. krusei, C. tropicalis, C. guilhermondii. Foram selecionadas para avaliação de suas atividades antifúngicas, as folhas da Graviola (Annona muricata L.) e da Bananeira (Musa sapientum L.). Os extratos hidroalcoólicos foram obtidos pelo método de percolação à frio com álcool a 70%, na concentração 1:1 droga/solvente. Os ensaios microbiológicos para o extrato bruto foram realizados pelo metódo de difusão em meio sólido, “método do poço”, em diluições seriadas de 50%, 25%, 12,5% e 6,25%, sendo realizado em triplicata. Evidenciou-se que, nas condições do ensaio, as concentrações testadas não apresentaram atividade antifúngica.
Descrição: FORMIGA, A. C. Avaliação da atividade antifúngica dos extratos hidroalcoolicos de Annona muricata L. e Musa sapientum L. sobre cinco espécies de cândida. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4247
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ayana Cartaxo Formiga.pdfAyana Cartaxo Formiga291.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.