Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4249
Título: Prototipagem como ferramenta de auxílio no tratamento de sequela de fratura do complexo zigomático-orbitário: Relato de caso
Autor(es): Silva, Amanda Lúcio Do Ó
Palavras-chave: Cirurgia odontológica
Atuação profissional
Anatomia bucal
Implantodontia
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: O complexo zigomático-orbitário está entre as estruturas da face mais envolvidas quando do trauma nessa região. O osso zigomático faz parte da parede lateral e do assoalho da órbita, por isso, fraturas dessa estrutura comprometem significativamente a estrutura óssea do olho, causando defeitos estéticos e funcionais. A redução cirúrgica nesses casos é criteriosa e delicada, exigindo bom planejamento e experiência do profissional. O objetivo desse trabalho é relatar um caso de tratamento de sequela de uma fratura do complexo zigomático-orbitário em paciente vítima de acidente motociclístico, o qual permaneceu em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por cerca de 17 dias, sendo o tratamento cirúrgico das fraturas de face realizado após esse período. Um ano após a primeira abordagem o paciente evoluiu com sequelas como enoftalmo, distopia e perda de projeção do arco zigomático. Foi planejada uma segunda cirurgia, tendo como auxílio o protótipo da estrutura óssea do crânio do paciente confeccionado em resina a partir das imagens de tomografia computadorizada. O resultado mostrou-se superior e bastante satisfatório em relação à primeira intervenção.
Descrição: SILVA, A. L. do Ó. Prototipagem como ferramenta de auxílio no tratamento de sequela de fratura do complexo zigomático-orbitário: relato de caso. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4249
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Lúcio do Ó Silva.pdfAmanda Lúcio do Ó Silva1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.