Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4250
Título: Informação, Cognição, e o "Quarto Excluído": o arquivo como lócus de informação na percepção de usuários reais e potenciais
Autor(es): Matões, Francisca Viana da Silva
Palavras-chave: Informação arquivística
Estudo do usuário
Método do quarto excluído.
Data do documento: 10-Jul-2014
Resumo: informação é um dos insumos essenciais para o desenvolvimento sócio-cultural, político-econômico e tecnológico da civilização moderna. Sendo assim, a informação está cada vez mais presente nos processos de aquisição de competências/habilidades, coadunando-se com a construção do conhecimento e com o desenvolvimento da inteligência que, na sociedade em rede, assume proporções de aprendizagem, trabalho, comércio e relações sociais independente do tempo e do espaço. Esta realidade propõe inúmeros desafios às unidades de informação e aos profissionais ligados às áreas da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia no que diz respeito à sistematização da informação, do tratamento à disseminação. Esta pesquisa busca investigar a percepção de usuários reais e potenciais sobre o arquivo como unidade de informação, partindo da seguinte questão norteadora: como se processa a percepção de usuários reais e potenciais sobre o arquivo como unidade de informação? Em termos metodológicos, a pesquisa classificou-se como empírica, de abordagem quantiqualitativa, do tipo exploratório-descritiva. Foi utilizada a observação sistematizada a partir de um formulário de acompanhamento do processo de coleta de dados, fundamentado no método do “Quarto Excluído”, aplicado a uma amostra de 28 usuários (internos/externos/reais/potenciais) do Fórum Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba. Os resultados explicitaram que o “arquivo” e o “museu” foram as unidades de informação mais identificadas, selecionadas, classificadas e descartadas como o “quarto excluído”, diante de quatro opções apontadas aos usuários como propostas à ideia de unidade de informação, em forma de fichas contendo figuras. Embora tenham sido constatadas peculiaridades em relação aos dois grupos de sujeitos (usuários reais e potenciais), a opção “meios de comunicação” foi a mais escolhida como sendo unidade de informação mais significativa, mesmo não pertencendo a tal categorização. A opção “biblioteca” aparece com relevância, enquanto o arquivo e o museu foram associados a representações como “depósito”, “sujeira”, “velharia”, etc. Os resultados constataram a invisibilidade do arquivo na estrutura administrativa da instituição, como também confirmaram subalternidade do arquivo como espaço sócio-cultural para suprir necessidades informacionais por mais que se precise deste para cumprir atividades cotidianas, a exemplo dos usuários reais.
Descrição: MATÕES, F. V. da S. Informação, Cognição, e o "Quarto Excluído": o arquivo como lócus de informação na percepção de usuários reais e potenciais. 2013. 113f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4250
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Viana da Silva Matões - Parte 1.pdfFrancisca Viana da Silva Matões4.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Francisca Viana da Silva Matões - Parte 2.pdfFrancisca Viana da Silva Matões1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.