Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4254
Título: Atividades Antrópicas que ameaçam o macaco-prego-galego Cebus flavius (Schreber, 1774) em um fragmento de mata atlântica na Paraíba
Autor(es): Santos, Alinny Costa Araújo dos
Palavras-chave: Cebus flavius
Atividades Antrópicas
Conservação
Data do documento: 10-Jul-2014
Resumo: Apesar de tratar-se de uma espécie recém redescoberta, Cebus flavius já figura na lista Vermelha da IUCN como criticamente ameaçada de extinção, em virtude do reduzido tamanho populacional, perda de habitat das populações remanescentes, fragmentação, e demais atividades antrópicas que vem devastando a Mata Atlântica ao longo do tempo. Diante deste panorama, o presente estudo objetivou identificar as ameaças presentes em um fragmento de Mata Atlântica localizado em Mamanguape, Paraíba, que podem provocar o declínio da população local de C. flavius. Seus resultados, em conjunto com os resultados de outros estudos ecológicos, servirão para subsidiar a elaboração de um diagnóstico sobre o estado de conservação dessa população e a definição de estratégias adequadas de manejo. Para tanto, foram realizadas visitas mensais à área de estudo, onde foram verificadas atividades antrópicas desenvolvidas no interior e matriz do fragmento, tais como corte seletivo ilegal, retirada de lenha e monocultura. Além disso, foi realizada a caracterização da vegetação, coletadas informações sobre o isolamento do fragmento e calculada a pressão de caça na área. Os dados obtidos mostram que nesse remanescente de Mata Atlântica ocorre uma intensa atividade antrópica, representada principalmente pelo corte seletivo ilegal, retirada do súber das árvores e caça (caracterizada como exercendo uma alta pressão). Em relação à vegetação, a cobertura vegetal do fragmento demonstra características de mata secundária, evidenciando a influência da ação humana. A matriz do remanescente é composta por monocultura de cana-de-açúcar, habitações, edificações, estradas e rodovias. O isolamento do fragmento, ocorrido há aproximadamente 30 anos, mostrou-se alto para a espécie, com os fragmentos mais próximos distando 950 m e 2.009 m. Levando ainda em consideração o tamanho da população (1 grupo com 9 indivíduos) e a composição sexo-etária de Cebus flavius na área de estudo, dificilmente a população sobreviverá por muito tempo, sendo necessária ação de manejo em prol da conservação da espécie.
Descrição: SANTOS, Alinny Costa Araújo dos. Atividades Antrópicas que ameaçam o macaco-prego-galego Cebus flavius (Schreber, 1774) em um fragmento de mata atlântica na Paraíba. 2010. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológica)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4254
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alinny Costa Araújo dos Santos.pdfAlinny Costa Araújo dos Santos2.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.