Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/426
Título: A implantação da Matemática Moderna na Paraíba
Autor(es): Vasconcelos, Waldênia Batista de
Palavras-chave: Matemática
Matemática Moderna
Educação - Paraíba
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: Neste estudo investigamos como ocorreu a implantação do Movimento da Matemática Moderna no Estado da Paraíba, e em especial na região polarizada por João Pessoa. A partir de pesquisa realizada em artigos e livros e por meio de entrevistas com professores que vivenciaram o processo foi possível descrever o contexto escolar quando de sua implantação. Os resultados obtidos permitem concluir que o processo de implantação estudado ocorreu de forma semelhante a outras regiões: um pequeno número de docentes teve contato com a proposta em congressos de ensino, difundiram suas idéias por meio de cursos de formação de professores, inicialmente destinados ao ensino secundário e estenderam a sua ação por meio da adoção de livros textos comprometidos com a proposta. O ambiente educacional então vigente na Paraíba, vivendo um processo de expansão em todos os níveis de ensino, incluindo o superior, bem como mudanças no processo de formação de professores de ciências, aparentemente favoreceu o aceite da proposta da matemática moderna. Podemos concluir que a matemática moderna na Paraíba, foi aplicada de forma aligeirada, sem levar em conta a formação inicial dos docentes, mantendo a metodologia tradicional da aula expositiva e sem considerar os conhecimentos prévios dos alunos.
Descrição: VASCONCELOS, W. B. de. A implantação da Matemática Moderna na Paraíba. 2011. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/426
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Waldênia Batista de Vasconcelos.pdfWaldênia Batista de Vasconcelos393.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.