Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4260
Título: Crescimento inicial de cultivares de alface hidropônico submetidas a diferentes soluções nutritivas
Autor(es): Pereira, Gilmara Lima
Palavras-chave: Horticultura
Alface
Hidroponia
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: Atualmente a qualidade do alimento passou a ser considerado fator de segurança 6 alimentar e nutricional, estando relacionada não só à produção do alimento em quantidade 7 suficiente e acesso garantido, mas também à promoção do estado de saúde daqueles que o 8 consomem. Diante do exposto este trabalho teve como objetivo, avaliar o crescimento inicial 9 de três cultivares de alface cultivadas em sistema hidropônico tipo Floating com diferentes 10 soluções nutritivas otimizadas através da utilização da ferramenta SOLVER do Microsoft 11 Office Excel. O experimento foi realizado no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais 12 CCAA/UEPB adotando-se o delineamento experimental inteiramente casualizado disposto em 13 esquema 4x3, com três repetições. O primeiro fator foi constituído por diferentes soluções 14 nutritivas (S1 = solução mineral; S2 = solução mineral + 10% de solução orgânica; S3 = 15 solução mineral + 16% de solução orgânica e S4 = solução mineral + 22% de solução 16 orgânica) e o segundo fator por diferentes cultivares de alface (C1 = crespa; C2 = manteiga e 17 C3 = Rubi). Após 25 dias da germinação, em função dos tratamentos avaliou-se a altura da 18 planta, o diâmetro caulinar, o número de folhas, o comprimento da raiz, o peso da matéria 19 fresca e o peso da matéria seca da alface. A ferramenta SOLVER mostrou-se eficaz na 20 formulação das soluções nutritivas. Os resultados obtidos através das variáveis analisadas, em 21 especial, massa da matéria fresca, demonstraram não haver diferença significativa entre as 22 soluções S1, S2 e S4.
Descrição: PEREIRA, G. L. Crescimento inicial de cultivares de alface hidropônico submetidas a diferentes soluções nutritivas. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2012. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4260
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - GILMARA LIMA PEREIRA_protected.pdfPDF - Gilmara Lima Pereira1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.