Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4261
Título: Utilização de diferentes substratos como iscas na captura de minhocas
Autor(es): Santos, Julyanner leite dos
Palavras-chave: Vermicompotagem
Eisenia foetida
Húmus
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: A prática da criação de minhocas para a produção de húmus é bem comum na agricultura familiar, pois, além de proporcionar um solo mais saudável, fornece um adubo excelente para os vegetais e por não ser e não trazer consequências negativas para o solo. O experimento foi conduzido no setor de vermicompostagem da Escola Agrícola Assis Chateaubriand Campus – II/UEPB, com o objetivo de avaliar diferentes proporções de restos de cultura adicionadas ao esterco bovino como substratos na captura de minhocas. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados num esquema de parcela sub-subdividida no tempo com três repetições. A parcela principal foi constituída pelos substratos e a sub-parcela, pela presença e ausência de solução atrativa (6000mL). Os tempos de avaliação foram 14, 17, 21, 24 e 28 dias após a instalação do experimento. Estatisticamente, observou-se que, com a aplicação dos substratos e da solução atrativa, obteve-se a mesma quantidade de minhocas capturadas. A retirada das iscas aos 24 e 28 dias promoveu uma maior captura. Logo, a estratégia de captura de minhocas para a produção de húmus é muito simples e viável para a agricultura familiar, uma vez que tem custo próximo a zero e privilegia a saúde do solo e do homem.
Descrição: SANTOS, J. L. dos. Utilização de diferentes substratos como iscas na captura de minhocas. 2013. 10f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2013. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4261
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JULYANNER LEITE DOS SANTOS_protected.pdfPDF - Julyanner Leite dos Santos545.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.