Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4265
Título: Construção da distribuição de qui-quadrado através da soma dos quadrados de normais padrão
Autor(es): Silva, Maria do Socorro Felix da
Palavras-chave: Probabilidade
Distribuições
Simulação
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: A medida da incerteza é tratada mediante t écnicas e méetodos que se fundamentam na teoria de probabilidade. Essa teoria procura quantifi car a incerteza existente em determinada situa ção. A estat ística se preocupa em organizar, descrever, analisar e interpretar as distribuições a partir de uma observa ção ou de um experimento. Conhecer algumas das distribuições é de extrema importância, pois as mesmas contribuem para toda teoria estat ística. Podemos utilizar recursos computacionais, em particular simulações para inferir distribui ções amostrais, na teoria de estat ística existem v ários resultados que podem ser ilustrados via simula ção, que nos permite uma melhor visualiza ção e compreensão dos resultados. Um exemplo disso é a constru ção da distribui ção qui-quadrado atrav és da soma dos quadrados da distribui ção normal padrão, e para ilustrar este resultado usamos simulações, utilizando o programa R Core Team na versão 3.0.2, por meio do interface RStudio na versão 0.97.551. No entanto, para se ter uma melhor compreensão dos resultados foi feito o histograma acrescentado a curva da distribuição e o seu respectivo qq-plot.
Descrição: SILVA, M. do S. F. da. Construção da distribuição de qui-quadrado através da soma dos quadrados de normais padrão. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4265
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Socorro Felix da Silva.pdfMaria do Socorro Felix da Silva1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.