Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4270
Título: Mapa de risco: uma proposta de construção com os servidores da Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Dias, Vanessa da Nóbrega
Palavras-chave: Saúde do trabalhador
Mapa de risco
Biossegurança
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: Historicamente, a segurança e saúde no trabalho são temas que preocupam a humanidade. Os trabalhadores brasileiros estão expostos, cotidianamente, aos mais diversos riscos à saúde, que já são suficientemente reconhecíveis, assim como são conhecidos os agravos à saúde que os riscos determinam. Os riscos podem ser classificados, segundo a Portaria do MTE em físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos/acidentes. O instrumento mapa de risco faz uma avaliação dos riscos ocupacionais, estabelecendo um diagnóstico rápido e participativo, priorizando a identificação destes pelos trabalhadores. O presente estudo tem como objetivo mapear os riscos existentes nos laboratórios do Departamento de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba. Foi realizado o levantamento dos riscos, aplicação de oficinas e discussões dos riscos com os servidores, a seguir foram realizadas análises dos resultados e elaborado a representação gráfica do mapa de riscos. Entre os riscos químicos encontrados estão a exposição a naftalina, diversos gases tóxicos e formol. Com relação aos riscos físicos foram encontrados ruídos e umidade do local. Os riscos biológicos, contato com amostras biológicas contaminadas, nas diversas funções desempenhadas e a presença fungos no local. Os riscos mecânicos/acidentes foram acidentes e explosões provenientes do espaço físico inadequado, mal posicionamento do autoclave, inadequação do armazenamento do material, derramamento de substâncias e quebra de vidrarias. Com relação aos riscos ergonômicos foram citados, a postura inadequada, movimentos repetitivos e levantamento e transporte de peso. Houve predomínio dos riscos químicos e físicos em todos os laboratórios, seguidos dos biológicos e mecânicos.Os ergonômicos foram encontrados em menor escala. O ambiente que menos apontou riscos foi o laboratório de Microbiologia, apresentando riscos químicos, biológicos e mecânicos. Também pôde-se observar a dificuldade ao acesso dos EPI´S e a necessidade de adesão as normas de biossegurança por parte dos técnicos como também dos discentes e docentes freqüentadores daqueles locais.
Descrição: DIAS, V. da N. Mapa de risco: Uma proposta de construção com os servidores da Universidade Estadual da Paraíba. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4270
ISSN: CDD 363.11
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa da Nóbrega Dias.pdfVanessa da Nóbrega Dias1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.