Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4272
Título: Estudo das possíveis associações entre a satisfação da imagem corporal e estado nutricional dos colaboradores do Serviço Social da Indústria (SESI) - CG
Autor(es): Santos, Camila Cardoso dos
Palavras-chave: Saúde
Imagem corporal
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: A insatisfação com a imagem corporal, alimentação inadequada, falta ou prática excessiva de atividade física, parecem-nos características fundamentais deste século. No mundo inteiro pessoas estão se rendendo ao poder da mídia, transformando a noção de estética corporal em algo que não apenas invade, mas modifica todo um contexto social. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo central analisar as possíveis associações entre a satisfação da imagem corporal e o estado nutricional dos colaboradores do Serviço Social da Indústria (SESI) da cidade de Campina Grande – PB. Trata-se de uma pesquisa direta, de campo, descritivaanalítica, com abordagem quanti-qualitativa. Foram pesquisados 114 sujeitos, sendo 47 do gênero masculino e 67 do gênero feminino. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos o Teste para a Avaliação da Imagem Corporal de Stunkard (1983) adaptado por Marsh e Roche (1996) e para a avaliação da composição corporal o Índice de Massa Corpórea (IMC) e a Relação Cintura e Quadril (RCQ). Conclui-se que 47,8% dos participantes do gênero feminino estão na faixa recomendável de peso de 20 a 24,9 na escala da OMS (1998), e assim mesmo se sentem insatisfeitas com sua imagem corporal desejando diminuí-la, enquanto que, 48,9% dos homens pesquisados apresentaram-se acima do peso, e se sentem satisfeitos em relação sua imagem não desejando mudanças consideráveis.
Descrição: SANTOS, C. C. dos. Estudo das possíveis associações entre a satisfação da imagem corporal e estado nutricional dos colaboradores do Serviço Social da Indústria (SESI) - CG. 2010. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4272
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Cardoso dos Santos.pdfCamila Cardoso dos Santos1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.