Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4278
Título: Atuação do profissional de enfermagem frente ao processo de morte em Unidades de Terapia Intensiva
Autor(es): Alves, Cícero Ronieri
Palavras-chave: Atuação profissional
Equipe de enfermagem
Unidade de Terapia Intensiva
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: O desenvolvimento de novas técnicas de suporte à vida tem trazido questionamentos acerca do morrer com dignidade, especialmente no ambiente das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). O presente estudo teve como objetivo investigar como os profissionais de enfermagem lidam com o paciente diante de situações de terminalidade em UTI, verificando os fatores que contribuem para o preparo desses profissionais e identificando suas ações e condutas utilizadas na assistência ao paciente na condição de terminalidade. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, pautado na abordagem quantitativa. Participaram deste estudo 10 enfermeiros e 40 técnicos em enfermagem, atuantes nas UTIs Adulto e Pediátrica de um Hospital Universitário da Universidade Federal de Campina Grande. Os dados foram obtidos através de um questionário constituído por dados de caracterização da amostra e questões objetivas que abordaram o preparo dos profissionais de enfermagem diante da situação de morte do paciente, suas ações e condutas durante a assistência ao paciente na condição de terminalidade. Conclui-se que a comunicação é um fator fundamental à humanização da assistência de enfermagem para com o paciente em processo de morte, respeitando a individualidade de cada paciente e mantendo seus familiares próximos e bem informados quanto ao seu prognóstico, reavaliando as condutas terapêuticas a serem empregadas, a fim de manter o foco no cuidar, que é a base do exercício profissional da Enfermagem.
Descrição: ALVES, C. R. Atuação do profissional de enfermagem frente ao processo de morte em Unidades de Terapia Intensiva. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4278
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cícero Ronieri Alves.pdfCícero Ronieri Alves548.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.