Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4279
Título: Atividade antimicrobiana e determinação da CIM de extratos e fases particionadas de produtos vegetais
Autor(es): Fernandes, Tomás Jataí Soares
Palavras-chave: Produtos naturais
Fitoterapia
Atividade antimicrobiana
Plantas medicinais
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: A pesquisa sistemática para a descoberta e obtenção de novas substâncias com finalidade terapêutica vem sendo executada por meio de vários métodos, tendo em vista o desenvolvimento de novos processos na atualmente. Este trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antimicrobiana de 14 extratos e 8 partições e determinar a concentração inibitória mínima – CIM das amostras que apresentaram atividade antimicrobiana. A avaliação das atividades antibacteriana e antifúngica foi realizada pelo método de disco difusão. Os micro-organismos testados foram cepas padrão de Staphylococcus aureus ATCC 25923, Escherichia coli ATCC 25922, Pseudomonas aeruginosa ATCC 27853 e Candida albicans ATCC 76645. A maioria (72,7%) dos produtos testados apresentou atividade antimicrobiana e mostrou-se capaz de inibir o crescimento de S. aureus. Os extratos hidroetanólicos brutos (EHB) de Anacardium occidentale, Anadenanthera macrocarpa e o extrato etanólico bruto (EEB) de P. mollicomum (folhas) foram ativos para E. coli. Apenas a fase clorofórmica (CHCl ) deste último se mostrou ativo para P. aeruginosa. Os EHBs de Stryphnodendron adstringens e de Maytenus rigida apresentaram CIM, nas diluições com concentração de 12,5% e 25%, respectivamente, frente à linhagem de S. aureus, enquanto que a fase hexânica de P. caldense apresentou CIM de 58,5 mg/mL. Em relação à atividade antifúngica os EHBs de Rosmarinus officinalis, Anacardium occidentale e Ximenia americana apresentaram halos de inibição de crescimento que variam de 26 mm a 20 mm de diâmetro frente à cepa de C. albicans, enquanto as fases hexânicas de P. mollicomum (folhas) e P. caldense produziram halos de inibição de crescimento com diâmetros semelhantes de 14 mm e 13 mm, e CIM de 200 mg/mL para ambos os produtos. Estes resultados fornecem subsídios para que novos estudos sejam realizados visando isolar e determinar a atividade antimicrobiana destes metabólitos secundários frente a outros microorganismos a fim de se obter produtos fitoterápicos.
Descrição: FERNANDES, T. J. S. Atividade antimicrobiana e determinação da CIM de extratos e fases particionadas de produtos vegetais. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4279
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tomás Jataí Soares Fernandes.pdfTomás Jataí Soares Fernandes875.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.