Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4282
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Andriely Iris Silva de-
dc.date.accessioned2014-07-11T17:08:20Z-
dc.date.available2014-07-11T17:08:20Z-
dc.date.issued2014-07-11-
dc.identifier.otherCDD 372. 7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4282-
dc.descriptionARAÚJO, A. I. S. de. A resolução de problemas curiosos como potencializadora do pensamento matemático dos alunos: uma experiência com problemas de Malba Tahan. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa mostrar a importância da resolução de problemas como metodologia didática para o ensino da matemática, pois propicia uma mobilização de saberes no sentido de buscar o desenvolvimento do pensamento matemático do aluno. O caminho escolhido para o desenvolvimento deste foi inicialmente uma pesquisa sobre a importância da resolução de problemas no ensino de matemática e para a coleta de dados teve como fonte uma oficina de resolução de problemas matemáticos com alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, realizada na escola municipal de Itatuba-PB, durante o segundo semestre de 2013. Foram trabalhados dez problemas curiosos no intuito de despertar o interesse e o pensamento crítico dos alunos ao resolverem os problemas propostos, problemas estes que foram retirados de livros de Malba Than (1965; 1973). A análise dos dados obtidos referente às resoluções feitas pelos alunos durante a realização dessa oficina foi realizada a fim de identificar até que ponto problemas metamatemáticos pode despertar a curiosidade dos alunos em resolvê-los, procurando investigar as possíveis contribuições da estratégia de ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas, criando no aluno a capacidade de desenvolver o pensamento matemático, não se restringindo a exercícios rotineiros.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Silvânio de Andradept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectDidática de ensinopt_BR
dc.titleA resolução de problemas curiosos como potencializadora do pensamento matemático dos alunos: uma experiência com problemas de Malba Tahanpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andriely Iris Silva de Araújo.pdfAndriely Iris Silva de Araújo1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.