Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4282
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Andriely Iris Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-11T17:08:20Z | - |
dc.date.available | 2014-07-11T17:08:20Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 372. 7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4282 | - |
dc.description | ARAÚJO, A. I. S. de. A resolução de problemas curiosos como potencializadora do pensamento matemático dos alunos: uma experiência com problemas de Malba Tahan. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa mostrar a importância da resolução de problemas como metodologia didática para o ensino da matemática, pois propicia uma mobilização de saberes no sentido de buscar o desenvolvimento do pensamento matemático do aluno. O caminho escolhido para o desenvolvimento deste foi inicialmente uma pesquisa sobre a importância da resolução de problemas no ensino de matemática e para a coleta de dados teve como fonte uma oficina de resolução de problemas matemáticos com alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, realizada na escola municipal de Itatuba-PB, durante o segundo semestre de 2013. Foram trabalhados dez problemas curiosos no intuito de despertar o interesse e o pensamento crítico dos alunos ao resolverem os problemas propostos, problemas estes que foram retirados de livros de Malba Than (1965; 1973). A análise dos dados obtidos referente às resoluções feitas pelos alunos durante a realização dessa oficina foi realizada a fim de identificar até que ponto problemas metamatemáticos pode despertar a curiosidade dos alunos em resolvê-los, procurando investigar as possíveis contribuições da estratégia de ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas, criando no aluno a capacidade de desenvolver o pensamento matemático, não se restringindo a exercícios rotineiros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Silvânio de Andrade | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Didática de ensino | pt_BR |
dc.title | A resolução de problemas curiosos como potencializadora do pensamento matemático dos alunos: uma experiência com problemas de Malba Tahan | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Andriely Iris Silva de Araújo.pdf | Andriely Iris Silva de Araújo | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.