Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4283
Título: Medidas de associação no controle da hipertensão arterial sistêmica em idosos residentes no município de Campina Grande-PB
Autor(es): Silva, Edevaldo Feliciano da
Palavras-chave: Hipertensão arterial
Bioestatística
Saúde da família
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: Técnicas estatísticas são bastante utilizadas em diversas áreas do conhecimento humano, entre elas a área da saúde, usualmente chamada de Bioestatística, que consiste na aplicação de técnicas estatísticas na solução de problemas das áreas de ciências biológicas em geral. Neste trabalho, um dos objetivos foi determinar a prevalência de hipertensão arterial sistemica (HAS) e fatores associados na população idosa cadastrada na Estratégia Saúde da Família. Outro objetivo foi verificar a existência de associação entre as variáveis HAS diagnosticada, HAS referida e HAS controlada versus as variáveis independentes sexo, grupo etário, cor, anos de estudo, estado civil, nível socioeconômico, número de residentes no domicílio, número de doenças, tabagismo e etilismo por meio do teste de qui-quadrado. Em seguida, utilizando-se as duas principais medidas de associação da bioestatística, a razão de chances e o risco relativo, verificou-se o grau da associação. Desta forma, observou-se que, por meio das medidas de associação um homem com a condição de fumante tem aproximadamente 2,55 vezes a mais de ser diagnosticado com HAS referida, do que os homens com a condição de nunca fumou. Pode-se concluir também que as mulheres com a condição de fumante atual tem aproximadamente 2,15 vezes a mais de terem a HAS diagnosticada do que entre as mulheres com a condição de que nunca fumou.
Descrição: SILVA, E. F. da. Medidas de associação no controle da hipertensão arterial sistêmica em idosos residentes no município de Campina Grande-PB. 2013. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4283
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edevaldo Feliciano da Silva.pdfEdevaldo Feliciano da Silva412.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.