Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4288
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barboza, Heitor | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-11T17:10:06Z | - |
dc.date.available | 2014-07-11T17:10:06Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4288 | - |
dc.description | BARBOZA, H. Formação profissional do professor de matemática: um estudo com professores da Paraíba. 2013. 108f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho visa investigar se os professores de Matemática que atuam na rede pública de ensino estão satisfeitos com a formação profissional que tiveram, bem como refletir sobre as características da formação do professor de hoje. Para melhor discutir o posicionamento dos professores de matemática sobre a sua formação, fez-se um levantamento do ensino dessa matéria nos dias atuais, bem como a indicação de algumas características do professor para o século XXI. A base teórica se sustenta em estudos que tratam da formação de professores de Matemática, especificamente quanto as suas experiências obtidas ao lecionar. Trabalhou-se com autores como Fiorentini e Lorenzato; Cunha; Rios; Ghedin; Almeida; Leite e Teixeira. No curso da pesquisa, foi inicialmente desenvolvido o projeto, que serviria de estrutura base para o trabalho; em seguida, com todas as etapas bem definidas, foi elaborado um questionário constituído por 10 questões semi-abertas, o qual foi aplicado no segundo semestre de 2012 em um encontro a nível estadual, o VII EPBEM (2012) ao qual confluíram muitos professores de Matemática de diversas localidades do Estado da Paraíba. As respostas, quando coletadas, passaram por uma análise individual e coletiva, a partir da qual foi possível perceber alguns fatores da problemática no Ensino de Matemática no que diz respeito à formação do professor, entre outros. A partir dos resultados obtidos e das observações realizadas nas falas dos professores, pode-se concluir que muitos afirmam estar satisfeitos com seu trabalho, entretanto, em decorrência de uma observação mais crítica sobre suas respostas, percebeu-se a existência de uma contradição em suas falas no que diz respeito às dificuldades enfrentadas ao pôr em prática novos métodos de ensino; ao articular o que se aprendeu na universidade com a prática de sala de aula; bem como quanto aos entraves à implementação de materiais didáticos, entre outros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Silvanio de Andrade | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Formação profissional do professor de matemática: um estudo com professores da Paraíba | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Heitor Barboza Parte 1.pdf | Heitor Barboza Parte 1 | 5.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Heitor Barboza Parte 2.pdf | Heitor Barboza Parte 2 | 4.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Heitor Barboza Parte 3.pdf | Heitor Barboza Parte 3 | 4.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Heitor Barboza Parte 4.pdf | Heitor Barboza Parte 4 | 4.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.