Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4289
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Manuela Alves Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-11T17:10:20Z | - |
dc.date.available | 2014-07-11T17:10:20Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.291 3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4289 | - |
dc.description | SILVA, M. A. O. Docência: uma carreira a seguir?: desistência e fracasso escolar do curso de licenciatura plena em Matemática. 2013. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo investigar os fatores que levam discentes do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba a desistirem ou concluírem o curso em maior tempo. Tem-se como participantes do estudo discentes de graduação da instituição de ensino supracitada que ingressaram na mesma no período de 2009.2 e discentes que cursaram o Componente Curricular de Pesquisa em Educação Matemática no período de 2013.1. Tomou-se como referencial teórico autores que retratam a formação do professor de matemática, o início desta formação no Brasil, assim como o que vem ocorrendo nos últimos anos nessa âmbito, tais autores são: Pereira; Ghedin; Almeida; Leite e CURI . O método utilizado foi um estudo de caso, onde elaborou-se um questionário para coleta de dados, contendo oito questões abertas e semiabertas. Tais questionários foram aplicados no decorrer das aulas de Pesquisa em Educação Matemática nos turnos manhã e noite com discentes que foram regulamente matriculados nos períodos supracitados. A análise dos dados deu-se de forma individual visando obter-se a realidade apresentada para os participantes como um todo em cada questionamento. A partir dos resultados encontrados, podese afirmar que os alunos que permanecem na instituição tiveram dificuldades com disciplinas que necessitavam de assuntos matemáticos do ensino fundamental e médio. Destaca-se que fatores de influências para esse resultado podem estar relacionados à falta de disciplinas que não foram oferecidas aos alunos, falta de identificação dos discentes para com a licenciatura, questões financeiras e problemas referentes à falta de didática por parte de alguns professores da instituição. Frente ao exposto demonstra-se que a desistência dos alunos faz parte de uma temática mais ampla, que é a de um fracasso escolar generalizado nos cursos de Licenciatura plena em Matemática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Silvanio de Andrade | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Fracasso escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.title | Docência: uma carreira a seguir?: desistência e fracasso escolar do curso de licenciatura plena em Matemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Manuela Alves Oliveira Silva Parte 1.pdf | Manuela Alves Oliveira Silva Parte 1 | 5.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Manuela Alves Oliveira Silva Parte 2.pdf | Manuela Alves Oliveira Silva Parte 2 | 5.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Manuela Alves Oliveira Silva Parte 3.pdf | Manuela Alves Oliveira Silva Parte 3 | 2.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.