Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4296
Título: Inferência espacial para a determinação da distribuição de nutrientes no solo em sistemas agroflorestais
Autor(es): Marinheiro, Isaac Correia
Palavras-chave: Dependência espacial
Geoestatística
Predições
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: O presente trabalho utiliza técnicas geoestatísticas com o objetivo de identificar a dependência espacial de nutrientes do solo em sistema agroflorestais. A estrutura espacial foi explorada pelo uso do semivariograma e as interpolações por meio de krigagens. Observou-se a existência da dependência espacial através do gráfico de envelope simulado, o índice de dependência espacial foi verificado utilizando-se a relação entre a variação estruturada e o patamar. Entre as diferentes funções de correlação estudadas, o modelo cúbico foi o modelo que melhor se ajustou aos dados, tomando-se como critério de seleção o método de Akaike(AIC). As predições espaciais foram calculadas em uma grid de 81 localizações espaciais, em que, as precisões das krigagens ficaram em um patamar aceitável, tendo-se boas informações sobre a região em estudo.
Descrição: MARINHEIRO, I. C. Inferência espacial para a determinação da distribuição de nutrientes no solo em sistemas agroflorestais. 2013. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4296
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isaac Correia Marinheiro.pdfIsaac Correia Marinheiro791.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.