Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4299
Título: Investigações geométricas por alunos sobre os pontos notáveis do triângulo apoiadas pelo origami instrumentos de desenho geométrico e o GeoGebra
Autor(es): Silva, Katiana Maria da
Palavras-chave: Ensino de Geometria
GeoGebra
Figuras geométricas
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: A Matemática no ambiente escolar é considerada uma disciplina muito difícil pelos alunos. O ensino da Geometria também faz parte desta realidade, isso porque, muitas vezes, existe uma grande dificuldade dos alunos na compreensão de conceitos. No entanto, quando utilizamos recursos didáticos diversos no ensinoaprendizagem é possível alcançar uma melhor compreensão. O objetivo geral de nossa pesquisa foi analisar como os alunos desenvolvem Investigações Geométricas sobre Pontos Notáveis do triângulo, utilizando Dobraduras, o aplicativo GeoGebra e os Instrumentos de Desenho Geométrico numa turma do 8º ano do Ensino Fundamental. Esta pesquisa teve como objetivos específicos: investigar as propriedades de cada Ponto Notável do Triângulo, através das construções feitas com o auxílio do Origami (dobraduras); investigar as propriedades de cada Ponto Notável do Triângulo, através das construções feitas com o auxílio do aplicativo GeoGebra; sendo uma Investigação Geométrica para cada um dos Pontos Notáveis – Incentro, Circuncentro, Ortocentro e Baricentro e Investigar as propriedades de cada Ponto Notável do Triângulo, através das construções feitas com o auxílio dos Instrumentos. A metodologia deste trabalho foi desenvolvida levando em consideração o aspecto qualitativo. Neste sentido, desenvolvemos a aplicação de um questionário sobre as concepções dos alunos em relação à geometria plana, atividades investigativas com o uso de Origamis, apresentação do aplicativo Geogebra no Laboratório de Informática, as Investigações Geométricas sobre cada Ponto Notável usando o Geogebra e com os Materiais de Desenho Geométrico. Esta pesquisa foi realizada nos meses de novembro e dezembro de 2012, numa turma do 8º ano do Ensino Fundamental II, composta por 15 alunos, da Escola Municipal de Ensino I. F. Salvino João Pereira, localizada em Juripiranga no Estado da Paraíba. Os resultados apontam avanços consideráveis em relação ao entendimento das propriedades das figuras geométricas através de Investigações utilizando recursos didáticos que favorecem a reflexão da atividade feita, principalmente quanto ao uso do aplicativo GeoGebra que se mostra um recurso inovador e eficaz na compreensão de propriedades.
Descrição: SILVA, K. M. da. Investigações geométricas por alunos sobre os pontos notáveis do triângulo apoiadas pelo origami instrumentos de desenho geométrico e o GeoGebra. 2013. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4299
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Katiana Maria da Silva Parte 1.pdfKatiana Maria da Silva Parte 12.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Katiana Maria da Silva Parte 2.pdfKatiana Maria da Silva Parte 22.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Katiana Maria da Silva Parte 3.pdfKatiana Maria da Silva Parte 3586.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.