Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4303
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Lidiane Tavares de-
dc.date.accessioned2014-07-11T18:00:08Z-
dc.date.available2014-07-11T18:00:08Z-
dc.date.issued2014-07-11-
dc.identifier.otherCDD 510.981-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4303-
dc.descriptionSANTANA, L. T. de. A inserção da História da Matemática no ensino da equação do 2º grau. 2013. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é propor a inserção da História da Matemática no ensino da Equação do 2º grau e mostrar como este conteúdo se apresenta nos livros didáticos adotados pelas escolas públicas de Ensino Fundamental. Desta forma, apresenta-se a importância da inserção da História da Matemática para o processo de ensino-aprendizagem. Destaca-se alguns tópicos sobre a História da equação do 2º grau, mostrando as contribuições das diversas culturas em diferentes épocas, em virtude de revelar ao aluno a Matemática como uma criação humana, possibilitando um aprendizado mais significativo desses conhecimentos matemáticos e desmistificando a ideia de que a aprendizagem de matemática se dá através de um acúmulo de fórmulas e algoritmos. Foi também, realizada uma oficina mostrando a evolução histórica do conceito e as contribuições de diferentes povos para o desenvolvimento de um método eficaz de resolução da Equação do 2º grau. Portanto, através deste trabalho revela-se que a inserção da História da Matemática no ensino da equação do 2º grau traz inúmeros benefícios para o ensino da própria matemática. Para alcançar os objetivos desejados realizou-se análise de quatro livros didáticos de matemática do 9º ano do Ensino Fundamental; aplicação de um questionário e a realização de uma experiência em sala de aula aplicando os diversos métodos de resolução de equação do 2º grau utilizados pelas civilizações antigas e o método atual, utilizando a fórmula geral conhecida no Brasil como fórmula de Bhaskara.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Silvanio de Andradept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_BR
dc.subjectFórmula de Bhaskarapt_BR
dc.titleA inserção da História da Matemática no ensino da equação do 2º graupt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidiane Tavares de Santana.pdfLidiane Tavares de Santana2.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.