Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4306
Título: Avaliação da mensuração do comprimento de trabalho em imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico utilizando softwares de mensuração e imagens impressas
Autor(es): Azevedo, Clarissa Karla Rodrigues de
Palavras-chave: Radiografia dentária
Diagnóstico radiográfico
Edodontia
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: Objetivo Comparar os valores do comprimento de trabalho em imagens de tomografia de feixe cônico (TCFC) utilizando softwares próprios de tomógrafo e imagens impressas do mesmo sistema. Métodos Foram realizadas aquisições de phantons constituídos de um dente teste (primeiro molar inferior) e dois dentes acessórios (segundo pré-molar inferior e segundo molar inferior) utilizando o tomógrafo de feixe cônico Kodak 9000 3D. Após a aquisição e montagem dos templates das imagens tomográficas, essas foram impressas para posterior avaliação. Três avaliadores realizaram as mensurações primeiramente utilizando as ferramentas dos softwares próprios dos sistemas tomográfico dispostas no monitor do computador. Nas imagens impressas, as mensurações foram realizadas utilizando uma régua endodôntica. Os resultados das avaliações em imagens tomográficas foram comparados ao padrão ouro através do teste estatístico de Holm-Sidak. Resultados Os canais mesio-linguais e disto-linguais não diferiram estatisticamente do real nas imagens tomográficas tanto para o plano sagital quanto coronal, mas diferiram estatisticamente do real nas imagens impressas no plano sagital. O comprimento de trabalho dos canais disto-vestibulares não diferiu estatisticamente do real nas imagens sagitais impressas, mas diferiram estatisticamente do real para as demais modalidades de apresentação avaliadas. Para os canais mesio-vestibulares os comprimentos de trabalho nas imagens tomográficas sagitais e impressas não diferiram do real, enquanto as imagens tomográficas coronais apresentaram diferença estatisticamente significativa do comprimento real. Conclusão A mensuração do comprimento de trabalho através de imagens de TCFC e impressas, apresentaram resultados satisfatórios para cada um dos condutos dentários, proporcionando uma maior precisão ao cirurgião-dentista na medição do comprimento real de trabalho.
Descrição: AZEVEDO, C. K. R. de. Avaliação da mensuração do comprimento de trabalho em imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico utilizando softwares de mensuração e imagens impressas. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4306
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clarissa Karla Rodrigues de Azevedo.pdfClarissa Karla Rodrigues de Azevedo446.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.