Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4311
Título: Avaliação da eficiência do método SODIS com e sem o uso de concentrador solar para desinfecção de água da cisterna localizada na zona rural de Alagoa Nova – PB
Autor(es): Oliveira, Camila Silva de
Palavras-chave: Concentrador solar
Desinfecção de água
SODIS
Tratamento de água
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: A importância do serviço de abastecimento de água público na melhoria da qualidade física, química e biológica da água é grandemente reconhecida no sentido de promover a prevenção de doenças de veiculação hídrica e reduzir o índice de mortalidade relacionado ao consumo de água não potável. Esses casos são mais frequentes nas zonas rurais das cidades, onde uma pequena parcela da população possui seus domicílios ligados à rede geral de abastecimento, se valendo então de outras fontes de água, que quase sempre são impróprias para o consumo humano. Objetivando melhorar a qualidade microbiológica da água, alternativas como o SODIS estão sendo adotadas. Este método consiste em eliminar micro-organismos utilizando radiação solar, bastando armazenar a água em garrafas PET transparente e deixa-las expostas ao sol por cerca de 6 horas. Visando evitar o recrescimento bacteriano e reduzir o tempo de exposição, o Instituto Mexicano da Tecnologia da água, propôs o uso de um concentrador de raios solares. Este trabalho propôs uma adaptação deste método e a realização de um comparativo entre as eficiências e o tempo de inativação microbiológica das amostras da água, provenientes de cisterna, que foram submetidas à desinfecção com e sem o uso do concentrador solar. Foi possível observar que em 4 horas foram eliminados todos os Coliformes totais e termotolerantes nas amostras que utilizaram o concentrador solar. Nas amostras que não usaram o concentrador solar houve a diminuição da concentração microbiana na água, porém o tempo de 6 horas não foi suficiente para eliminar completamente Coliformes totais e termotolerantes.
Descrição: OLIVEIRA, C. S. de. Avaliação da eficiência do método SODIS com e sem o uso de concentrador solar para desinfecção de água da cisterna localizada na zona rural de Alagoa Nova – PB. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4311
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Silva de Oliveira.pdfCamila Silva de Oliveira1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.