Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4315
Título: Modelagem geoestatística para os macronutrientes nitrogênio e fósforo sob o umbuzeiro num sistema de pastagem
Autor(es): Farias, Alidiane Oliveira
Palavras-chave: Semivariograma
Geoestatística
Krikagem
Dependência espacial
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: Este trabalho teve por objetivo modelar por meio do enfoque Geoestatí stico, a variabilidade espacial das propriedades f sico-quí micas do solo sob o umbuzeiro num sistema de pastagem. Os componentes analisados foram Nitrogênio(N) e F ósforo(P). Verifi cou-se a dependência espacial, por meio do semivariograma, e atrav és do gr a co de envelope simulado, na sequência, ajustou-se diferentes fun ções de correlação, comparando-as por meio do crit ério Akaike(AIC). O ndice de dependência espacial foi veri cado utilizando-se a rela ção entre a varia ção estruturada e o patamar. Interpolações foram realizadas por meio da t écnica da Krigagem. A precisão da Krigagem cou num patamar aceit ável o que implica na possibilidade de se obter boas informações sobre a região em estudos.
Descrição: FARIAS, A. O. Modelagem geoestatística para os macronutrientes nitrogênio e fósforo sob o umbuzeiro num sistema de pastagem. 2013. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4315
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alidiane Oliveira Farias.pdfAlidiane Oliveira Farias829.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.