Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4322
Título: Uso da técnica bootstrap em modelos de regressão não linear
Autor(es): Araújo, Fernanda Marias de
Palavras-chave: Modelos de regressão
Modelo de crescimento
Modelo Bootstrap
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: Modelos de regressão não linear são geralmente utilizados em dados com curvas de crescimento. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é ajustar curvas de crescimento em dados que estão associados a altura(cm) da cernelha de cavalos pantaneiros ao longo dos dias (idade). Nesse estudo, serão utilizados 15 indiv íduos, aos quais, foram submetidos ao ajuste dos modelos: Weibull com quatro parâmetros, Von Bertalan y e Log ístico com três parâmetros, respectivamente. Os parâmetros estimados foram (valor assint otico), (maturidade do animal), (taxa de maturção) e (ponto de in exão). A interpretação biol ógica dos parâmetros, o coe ficiente de determinação e o AIC, foram utilizados como critérios para a sele ção dos modelos ajustados, sendo o modelo Weibull o que apresentou melhor ajuste, a aplica ção do m étodo bootstrap foi bem sucedida validando o modelo de regressão. Contudo, o m étodo de simula ção bootstrap e utilizado em amostra consideravelmente pequena, dessa forma, procura-se um modelo que melhor represente os dados. Nesse sentido, o modelo Weibull apresentou o melhor desempenho, devido ao menor valor do cr it ério AIC e possuir parâmetros não viesados.
Descrição: ARAÚJO, F. M. de. Uso da técnica bootstrap em modelos de regressão não linear. 2012. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4322
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Matias de Araújo.pdfFernanda Matias de Araújo1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.