Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4323
Título: Aspectos teóricos e práticos com aplicação da análise estatística de um experimento em blocos completos casualizados com repetições dentro dos blocos
Autor(es): Santos, Bruno Henrique Gomes dos
Palavras-chave: Estatística Experimental
Probabilidade
Pesquisa Experimental
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: A pesquisa experimental é amplamente utilizada em diversas áreas do conhecimento, para tal é desenvolvido um método em que o pesquisador intervém na amostra, impondo deliberadamente os níveis de uma ou mais características explanatórias com o propósito de encontrar inferências referentes aos efeitos causais dessas características sobre características respostas. Essas características explanatórias são denominadas características de tratamento e seus níveis, tratamentos. Exemplos comuns de tratamentos são diferentes estímulos apresentados ou impostos a animais ou plantas, tais como diferentes dietas administradas a animais ou diferentes fungicidas aplicados a plantas. As conclusões desses experimentos são obtidas utilizando-se da estatística experimental, estatística essa que usa os dados coletados para inferir resultados com o objetivo de aprimorar ou até mesmo, quando necessário, refazer o experimento. Neste trabalho aborda-se todo o desenvolvimento teórico dos procedimentos que dão suporte a uma análise estatística dos dados de um experimento em blocos completos casualizados de efeitos fixos e com repetições dentro dos blocos. Será apresentado um possível desenho desse tipo de experimento no campo, juntamente com a tabela para o recolhimento dos dados, defini-se o modelo matemático para descrever as observações experimentais, utiliza-se o método de mínimos quadrados para encontrar os estimadores dos termos do modelo, apresenta-se os resultados da decomposição da variabilidade total que são organizados na tabela da análise da variância (ANOVA), estuda-se as distribuições de probabilidade dos estimadores e por fim calcula-se os valores esperados das somas de quadrados. Por fim, um exemplo real será utilizado para ilustrar a metodologia, e os resultados serão discutidos e interpretados convenientemente.
Descrição: SANTOS, B. H. G. dos. Aspectos teóricos e práticos com aplicação da análise estatística de um experimento em blocos completos casualizados com repetições dentro dos blocos. 2012. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4323
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Henrique Gomes dos Santos.pdfBruno Henrique Gomes dos Santos1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.