Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4325
Título: Padrões espaciais dos casos de tuberculose notificados no município de Cajazeiras/PB – 2001-2010
Autor(es): Pinto, Maryana Lima
Palavras-chave: Tuberculose
Saúde pública
Doenças infecciosas
Análise espacial
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: INTRODUÇÃO: A Tuberculose (TB) é uma doença de caráter infectocontagioso, que tem como agente causador o Mycobacterium tuberculosis. O surgimento da doença depende de diversos fatores ligados ao ambiente em que o doente vive, como também, às características intrínsecas do sujeito. Algumas patologias, como no caso da TB, podem se disseminar sem obedecer a limites territoriais em razão do deslocamento constante das pessoas no ambiente e a distribuição desigual da população no espaço propicia a exposição diferenciada de riscos para cada grupo social. OBJETIVO: Analisar a distribuição espaço-temporal dos casos de tuberculose notificados no período de 2001 a 2010 na área urbana do município de Cajazeiras/PB. MÉTODO: Estudo com delineamento híbrido, ecológico e de tendência temporal, com abordagem quantitativa, desenvolvido no município de Cajazeiras/PB, cuja população compreendeu os casos registrados de TB de todas as formas clínicas que atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos. Para análise dos dados, empregou-se o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 18.0, para realização dos cálculos de frequência absoluta e relativa, utilizados na caracterização dos sujeitos do estudo. Nas análises espaciais e construção dos mapas temáticos, utilizou-se o software ArcGIS 10 da Esri R 2004 e a técnica de alisamento Kernel foi empregada para analisar o comportamento de pontos. RESULTADOS: Em Cajazeiras foram georreferenciados 192 casos novos. O perfil dos doentes obedeceu ao seguinte padrão: indivíduos do sexo masculino, na faixa etária de 20 a 59 anos, com baixa escolaridade, acometidos pela forma pulmonar da tuberculose e que alcançaram a cura da doença. A análise espacial demonstrou que os casos novos de TB não estão distribuídos de forma regular, uma vez que há pontos muito próximos uns dos outros, indicando um padrão espacial agrupado ou clusterizado principalmente nas regiões sul e sudoeste do mapa. No mapa de densidade Kernel pode-se observar que existem casos da doença distribuídos por toda a cidade, no entanto, as áreas “quentes” demonstram que estes se apresentam mais concentrados na área central-sul, sudoeste, sudeste, noroeste e leste com aglomerações situadas próximas à periferia e ao centro da cidade e a área de concentração máxima está expandindo para a região Leste e Nordeste de Cajazeiras. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi possível visualizar como se comporta a tuberculose, identificando locais de maior vulnerabilidade ao desenvolvimento da doença e indicando que a TB tem relação com o espaço em que o doente está inserido e com os determinantes sociais da saúde, visto que estes influenciam tanto no surgimento da patologia como também dificultam a adesão ao tratamento.
Descrição: PINTO, M. L. Padrões espaciais dos casos de tuberculose notificados no município de Cajazeiras/PB – 2001-2010. 2013. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4325
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maryana Lima Pinto.pdfMaryana Lima Pinto782.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.