Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4326
Título: Assistência pré-natal: ações essenciais desenvolvidas pelos enfermeiros
Autor(es): Dutra, Michelinne Oliveira Machado
Palavras-chave: Assistência pré-natal
Atuação profissional
Cuidados de enfermagem
Enfermagem comunitária
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: A assistência pré-natal de qualidade favorece a redução dos índices de mortalidade das mulheres em decorrência do período gestacional. Objetivou-se investigar o perfil, o conhecimento e a prática dos enfermeiros que atuam atenção pré-natal de baixo risco. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, transversal, realizada nas Unidades Básicas de Saúde da Família do município de Campina Grande/Paraíba, Brasil. Foram incluídas quinze UBSF’s do distrito sanitário I de Campina Grande, totalizando 15 enfermeiros que responderam a um questionário. A coleta dos dados ocorreu entre os meses de março e junho de 2013. A análise dos dados foi realizada manualmente, em mapa resumo, de acordo com a população estudada em posteriormente foram analisados através da estatística descritiva e organizados em gráficos e tabelas de frequência absoluta e relativa. Concluí-se que a análise das ações essenciais desenvolvidas na assistência pré-natal no município estudado aponta que pode-se considerar satisfatória a assistência pré-natal realizada pelos enfermeiros, uma vez que além dos procedimentos e exames de rotina, observou-se que estes realizam também os procedimentos e exames considerados como complementares, de acordo com o Ministério da Saúde. No entanto, faz-se necessário o fornecimento de um maior número de orientação no que tange ao uso de métodos contraceptivos após o período gestacional. Revela-se ainda a necessidade da realização de estudos sobre avaliação de qualidade e impacto do atendimento pré-natal realizado por enfermeiros na redução de morbimortalidade materna e neonatal no município, abordagem esta que seria de grande relevância para a consolidação de uma prática bem-sucedida em Campina Grande.
Descrição: DUTRA, M. O. M. Assistência pré-natal: ações essenciais desenvolvidas pelos enfermeiros. 2013. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4326
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michelinne Oliveira Machado Dutra.pdfMichelinne Oliveira Machado Dutra438.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.