Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4329
Título: Avaliação dos efeitos clínicos e biomecânicos da quiropraxia em pacientes da Clínica Escola de Fisioterapia com lombalgia
Autor(es): Almeida, Daniella Ramos de
Palavras-chave: Lombalgia
Fisioterapia
Quiropraxia
Data do documento: 14-Jul-2014
Resumo: Introdução: a pesquisa teve como objetivo, avaliar os efeitos clínicos e biomecânicos da quiropraxia em pacientes com lombalgia, que procuraram a Clínica Escola de Fisioterapia, antes e depois da aplicação do protocolo básico de quiropraxia. Referencial metodológico: tratou-se de um estudo de caso, no qual foi efetivada uma pesquisa pré-experimental, de caráter longitudinal, cuja amostra foi composta por nove pacientes portadores de lombalgia, que foram submetidos a um protocolo de quiropraxia, duas vezes por semana, durante cinco semanas. A avaliação da dor foi realizada através da Escala Visual Analógica, a flexibilidade global foi mensurada através do Teste Dedo-Solo e da aferição do Ângulo Tíbio-Társico, e a mobilidade da coluna vertebral foi avaliada através dos Índices de Shober e Stibor. Todas as avaliações foram realizadas antes do início do tratamento e após a 10ª sessão. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e inferencial, através do pacote estatístico SPSS 16.0 for Windows, onde foi utilizado o Teste de Shapiro-Wilk, para verificar a normalidade da amostra, o Teste “t” de Student, para os dados com distribuição normal e o Teste de Wilcoxon, para os dados com distribuição não-normal. Dados e análise da pesquisa: foram encontradas diferenças estatisticamente significativas na redução da sintomatologia dolorosa lombar (p = 0,007), no aumento da flexibilidade global (p < 0,02), e na melhora da mobilidade lombo-sacral (p = 0,037), contudo, a mobilidade toraco-lombar (p = 0,164) não apresentou mudanças significativas. Conclusão: o tratamento quiropráxico apresentou efeitos benéficos para a redução da sintomatologia dolorosa, melhora da flexibilidade global e da mobilidade da coluna lombo-sacral.
Descrição: ALMEIDA, D. R. de. Avaliação dos efeitos clínicos e biomecânicos da quiropraxia em pacientes da Clínica Escola de Fisioterapia com lombalgia. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4329
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniella Ramos de Almeida.pdfDaniella Ramos de Almeida641.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.