Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/433
Título: O estudo do gráfico da função afim com o software Winplot através da resolução de problemas
Autor(es): Santos, Cícero dos
Palavras-chave: Matemática - Estudo
Matemática - Resolução de problemas
Função afim
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: Não é de hoje que sabemos da importância dos gráficos para o estudo de certos conteúdos, sejam eles matemáticos ou não. Na área de Matemática, dentre os conteúdos que exigem esboço de gráficos está Funções. É visível a dificuldade encontrada pelos alunos do Ensino Médio na representação gráfica da Função Afim. Quando relacionamos seu ensino-aprendizagem à utilização de software, podemos obter uma melhor compreensão. O objetivo geral de nossa pesquisa foi incentivar o uso de software para melhorar o processo de ensino-aprendizagem da Função Afim, e fomentar o uso de práticas docentes de caráter inovador que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem desse tema. Essa pesquisa tem como objetivos específicos facilitar o raciocínio e, por conseguinte, facultar a absorção dos conhecimentos respeitantes ao gráfico da Função Afim; esclarecer ideias relacionadas ao gráfico da Função Afim que não são trabalhadas em sala de aula; perceber que modificações na equação são responsáveis por modificações no gráfico da Função Afim; aproximar o aluno da notação utilizada pelo software Winplot e utilizar problemas reais relacionados ao cotidiano dos alunos com o Winplot. A metodologia foi desenvolvida levando em consideração a resolução de problemas matemáticos de George Polya. Essa pesquisa foi realizada entre abril e maio de 2011, numa turma da primeira série do Ensino Médio da Escola Estadual Cícero dos Anjos, em São Vicente do Seridó-PB. Os resultados mostram um melhoramento que expressa com clareza a eficácia do Winplot na compreensão do gráfico da Função Afim através da resolução de problemas.
Descrição: SANTOS, C. dos. O estudo do gráfico da função afim com o software Winplot através da resolução de problemas. 2011. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/433
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cícero dos Santos.pdfCícero dos Santos1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.