Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4337
Título: A segregação socioespacial do conjunto habitacional da Glória Loteamentos I e II, Campina Grande - PB
Autor(es): Silva, José Márcio Santos
Palavras-chave: Moradia
Habitação Popular
Habitação
Política Habitacional
Data do documento: 14-Jul-2014
Resumo: A questão da habitação no Brasil principalmente a direcionada para a população de baixa renda, não é prioridade para o Estado ou para a iniciativa privada. O descaso com que essa questão é tratada acaba apartando milhares de pessoas da moradia segregando-as nas periferias da cidade. São inúmeras as evidências acerca dos impactos negativos que o fenômeno da segregação residencial provoca sobre a cidade e a vida de seus cidadãos. Tais constatações têm demandado uma compreensão mais detalhada sobre a segregação residencial. Com base no exposto o objetivo deste estudo foi analisar através de observações empíricas e de forma teórica, o problema da habitação na zona leste da cidade de Campina Grande, com o olhar específico para a segregação socioespacial que vem sofrendo o Conjunto Habitacional da Glória, loteamentos I e II, motivo decorrente da valorização do solo urbano e do preconceito por serem oriundos de uma favela, bem como, evidenciar os principais fatores que levam a não aceitação por parte de alguns moradores dos bairros vizinhos que com frequência marginalizam a população alí residente. Como resultado da pesquisa observou-se uma radical transformação no estilo de moradia dos antigos moradores da Favela da Cachoeira, marginalizada e área de risco, depois da transferência para o Conjunto Habitacional, mudanças que podem ser comprovadas através de fotografias do local em análise. Contudo, a relocação não resolveu todos os problemas dos moradores oriundos da área de risco, uma vez que, os dados coletados provam que mesmo ocorrendo uma melhora considerável no nível estrutural após a relocação, os índices socioeconômicos continuam baixos, além do preconceito e da estigmatização dos habitantes que ainda resistem em desaparecer.
Descrição: Silva, J. M. S. A segregação socioespacial do conjunto habitacional da Glória Loteamentos I e II, Campina Grande - PB. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4337
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Márcio Santos Silva.pdfJosé Márcio Santos Silva3.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.