Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4340
Título: Influência da Cochonilha do Carmim (Dactylopius opuntiae) sobre o sistema produtivo da palma forrageira (Opuntia ficus indica Mill) em Caturité - PB
Autor(es): Macêdo, Helenize Carlos de
Palavras-chave: Geografia Cultural
Semiárido
Cochonilha do Carmim
Palma Forrageira
Data do documento: 14-Jul-2014
Resumo: Devido às condições ambientais do território Semiárido, a pecuária tem se constituído em uma das principais atividades econômicas e desempenha papel importante no sistema econômico regional. O município de Caturité – PB caracteriza-se pela predominância da pecuária bovina como principal atividade produtiva. Nos últimos anos, porém, essa atividade vem sendo ameaçada devido à infestação da Cochonilha do Carmim (Dactylopius opuntiae) nas plantações de palma (Opuntia fícus indica Mill), principal alimento forrageiro para os rebanhos bovinos e caprinos, causando a desarticulação produtiva local. Diante desse quadro, objetiva-se através do presente trabalho analisar a influência da cochonilha do carmim sobre o sistema produtivo da palma forrageira em duas comunidades rurais do município de Caturité. Verificando, através de entrevistas realizadas em órgãos públicos e questionários e entrevistas aplicados aos produtores rurais, quais as políticas públicas desenvolvidas para amenizar os efeitos da praga no município e analisar quais as percepções das comunidades estudadas em relação a estas políticas, tendo como base uma abordagem na perspectiva da Geografia Cultural. Além, da aplicação dos questionários e entrevistas, utilizou-se como metodologia: a leitura de referenciais bibliográficos que tratam sobre o tema, registro visual e visita de campo. Os dados revelaram a degradação socioambiental causada pela praga. Além disso, verificou-se que as ações desenvolvidas pelo poder público tem sido a distribuição de espécies resistentes e orientação para que os produtores não plantem a palma afetada. As comunidades estudadas vêm plantando as variedades resistentes à cochonilha, porém, muitos ainda têm resistido em adquiri-las, o que se deve a diversos motivos como a questão cultural e falta de assistência técnica rural.
Descrição: Macêdo, H. C. de. Influência da Cochonilha do Carmim (Dactylopius opuntiae) sobre o sistema produtivo da palma forrageira (Opuntia ficus indica Mill) em Caturité - PB. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4340
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Helenize Carlos de Macêdo.pdfHelenize Carlos de Macêdo1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.