Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4349
Título: "Trabalhando em serviços de homens": Mulheres do Estreito no (des) compasso de um discurso moralizante
Autor(es): Silva, Maria José Soares de Lima
Palavras-chave: Gênero feminino
Identidade
Mulheres
Trabalho
Data do documento: 14-Jul-2014
Resumo: Este trabalho tem por objetivo problematizar a história de vida das mulheres moradoras da Comunidade rural do Estreito, Distrito de Catolé de Boa Vista pertencente ao município de Campina Grande – PB enfatizando suas trajetórias no mundo do trabalho urbano e chamando atenção aos aspectos do seu cotidiano, relações familiares, visões e percepções do mundo. A proposta desse trabalho é abordar as histórias de vidas dessas mulheres dando ênfase, sobretudo, a sua inserção no mundo do trabalho urbano por notabilizarmos que o fato de elas serem residentes da zona rural, nem sempre elas têm aquelas representação que muitas vezes na cidade são construídas para elas, de mulheres eminentemente submissas e que só vivem exclusivamente da casa para roça. Como referencial teórico de nossa pesquisa temos os estudos desenvolvidos por RAGO (2000), SCOTT (1990), HALL (2011) e ALBERTI (2010). Como abordagem metodológica trabalhamos com a história oral a partir dos estudos de ALBERTI e DELGADO (2010), a partir de entrevistas semi estruturadas. Além da oralidade, fizemos interface com a pesquisa bibliográfica e empírica, cujos sujeitos foram homens e mulheres desta comunidade. Falar da história das mulheres do Estreito é poder registrar suas sensibilidades e suas subjetividades e poder dar visibilidade à vozes que por muitas vezes foram silenciadas. Tal exercício nos permitiu desconstruir estereótipos e questionar estigmas atribuídos pelos moradores do estreito a essas mulheres que exercem trabalhos eminentemente masculinos.
Descrição: Silva, M. J. S. de L. "Trabalhando em serviços de homens": Mulheres do Estreito no (des) compasso de um discurso moralizante. 2013. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4349
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José Soares de Lima Silva.pdfMaria José Soares de Lima Silva1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.