Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4377
Título: A coleta seletiva de resíduos sólidos no Fórum Samuel Duarte da Comarca de Esperança - PB
Autor(es): Campos, Ricardo Alexandre Henriques
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Coleta seletiva do lixo
Gestão ambiental
Data do documento: 16-Jul-2014
Resumo: Em razão das atuais demandas voltadas à preservação do meio ambiente, que nas últimas décadas ganhou grande notoriedade em nível mundial. Considerando que com o processo de industrialização e com o crescimento desordenado das cidades, estes vêm contribuindo significativamente com o aumento da produção dos resíduos sólidos que são destinados ao meio ambiente. Assim a Coleta Seletiva do lixo surge como aliada neste processo de preservação ambiental, contribuindo para a diminuição dos impactos ambientais na natureza. O presente estudo objetivou diagnosticar a possibilidade da implantação da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos no Fórum Samuel Duarte da comarca de Esperança-PB, considerando que o Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba é um órgão público que rege as unidades judiciárias em todo o estado da Paraíba e também a unidade em estudo. Quanto aos fins trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa, tendo sido feita uma entrevista com a Gerente do Fórum e com dois funcionários das duas varas judiciais respectivamente. Quanto aos meios a pesquisa é caracterizada como bibliográfica e de campo. A pesquisa demonstrou aspectos a cerca da Gestão Ambiental, a Gestão dos Resíduos Sólidos, sua definição e classificação, bem como a importância da Coleta Seletiva do lixo. Verificou-se ainda que existe a possibilidade da implantação de um sistema de coleta seletiva do lixo na unidade judiciária, porém existem algumas dificuldades no que diz respeito à quantificação dos resíduos sólidos gerados e, também a falta de iniciativa por parte do Tribunal de Justiça, no sentido de implantar o referido sistema de coleta seletiva, uma vez que já implantou em outras comarcas do estado. Todavia um desafio existente em um processo implantação de sistema de coleta seletiva do lixo está, inicialmente, em promover um processo de conscientização junto à sociedade, para que a mesma possa contribuir significativamente com a preservação do meio ambiente.
Descrição: CAMPOS, R. A. H. A coleta seletiva de resíduos sólidos no Fórum Samuel Duarte da comarca de Esperança - PB. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Planejamento e Gestão Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4377
Aparece nas coleções:I - PGP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo Alexandre Henriques Campos.pdfRicardo Alexandre Henriques Campos517.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.