Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4389
Título: Gestão por competência: uma análise no Fórum da Comarca de Campina Grande/PB
Autor(es): Gonzaga, Silvéria de Farias Cavalcanti
Palavras-chave: Gestão de pessoas
Gestão estratégica
Gestão por competência
Data do documento: 17-Jul-2014
Resumo: As organizações públicas encontram-se inseridas em um ambiente global, mais complexo e de grandes desafios. Modelos de Gestão são criados para alinhar os comportamentos das pessoas aos objetivos institucionais, novos conceitos e técnicas são aplicados na Administração Pública numa tentativa de acompanhar as transformações cada vez maiores no mundo atual para, com isso, atender às novas demandas da sociedade. Pensando nisso, este estudo tem como objetivo analisar a Gestão por Competências no Fórum de Campina Grande/PB a partir das Estratégias estabelecidas pelo TJPB, tendo em vista que tais estratégias precedem a execução de ações organizacionais. Para tanto, utilizamos como fundamentos teóricos os conceitos elencados por Viscaino (2004), Fragoso (2009) e Martins (2011) no que se refere à Gestão de Pessoas; abordamos também os de Carbone (2009), Fleury & Fleury (2001), Brandão & Guimarães (2001) e Ferreira (2011) em relação à Gestão por Competências; vale destacar que também se fez necessário discorrer acerca desse assunto no âmbito do Setor Público, diante disso, tomamos como base teórica Martins (2011), Mello & Silva (2013), Bresser – Pereira (1999), Bresser – Pereira (2001). Além disso, também discorremos acerca da Gestão Estratégica de Pessoas nas Organizações com base em Fragoso (2009), Matias – Pereira (2012). A pesquisa segue uma abordagem qualitativo-quantitativa de natureza descritiva e interpretativa. Vale ressaltar que o presente estudo também se enquadra numa abordagem estatístico-descritiva. Quanto ao método, trata-se de um estudo de caso a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário aos técnicos e analistas, e de entrevistas semiestruturadas com o gerente geral e a chefe de pessoal do Fórum de Campina Grande. A análise baseia-se na técnica de análise do conteúdo, buscando compreender o fenômeno a partir da perspectiva dos sujeitos. Feito isto, os dados nos permitiram observar que a Instituição estudada está em processo de implementação da Gestão por Competências e apresenta algumas medidas estratégicas para efetivação da mesma. Sendo assim, esta pesquisa leva em consideração a necessidade de divulgação dessa nova abordagem, tendo em vista a conscientização dos envolvidos nos processos concernentes à instituição em estudo, bem como dos diversos setores públicos.
Descrição: GONZAGA, S. de F. C. Gestão por competência: uma análise no Fórum da Comarca de Campina Grande/PB. 2014. 51f. Monográfia (Especialização em Planejamento e Gestão Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4389
Aparece nas coleções:I - PGP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvéria de Farias Cavalcanti Gonzaga.pdfSilvéria de Farias Cavalcanti Gonzaga808.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.