Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4391
Título: Novas práticas no serviço público: gestão de excelência no judiciário paraibano
Autor(es): Araújo, Iluska Maria de Oliveira
Palavras-chave: Evolução do serviço público
Administração
Eficiência
Novas práticas gerenciais
Data do documento: 17-Jul-2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo provocar uma reflexão sobre as práticas atuais no serviço público brasileiro, sua evolução e seus direcionamentos, na prestação jurisdicional oferecida pelo Tribunal de Justiça da Paraíba e a necessidade de transformação e renovação desta prática frente à nova gestão pública. É feito uma explanação da evolução histórica do serviço público no mundo e no Brasil, relevando os efeitos políticos, sociais e econômicos desta trajetória até os dias atuais. Aborda conceitos de administração e relata sobre as principais teorias administrativas que contribuíram para construir o modelo atual de gestão publica. Este estudo constatou a necessidade que o mundo moderno necessita em utilizar novas práticas gerenciais em face da globalização que trouxe mudanças rápidas e significativas para a sociedade como um todo, exigindo novas abordagens administrativas. O modelo de Excelência de Gestão Pública – GESPÚBLICA é hoje a meta a ser alcançada pelo Estado para poder oferecer um serviço de qualidade ao cidadão. No Tribunal de Justiça da Paraíba, não é diferente, com as metas estabelecidas pelo CNJ, a necessidade de uma prestação jurisdicional mais célere e eficiente pautada no artigo 37 da Constituição Federal, trouxeram o Tribunal da Paraíba aos novos tempos, novos conceitos e novas práticas.
Descrição: ARAÚJO, I. M. de O. Novas práticas no serviço público: gestão de excelência no judiciário paraibano. 2014. 55f. Monografia (Especialização em Planejamento e Gestão Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4391
Aparece nas coleções:I - PGP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iluska Maria de Oliveira Araújo.pdfIluska Maria de Oliveira Araújo943.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.