Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4398
Título: A percepção dos alunos da escola estadual de ensino médio “Dep. Álvaro Gaudêncio de Queiroz” em relação à flora do município de Santo André/PB
Autor(es): Diniz, Fabrício Correia
Palavras-chave: Caatinga
Percepção
Educação
Vegetação
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: O município de Santo André/PB localiza-se no Cariri Paraibano região das Caatingas do Nordeste. A vegetação deste município sofre devastação resultante da utilização inadequada pela população local. Objetivou-se comparar a percepção dos alunos da EJA com a dos alunos do Ensino Regular da Escola E.E.E.M. “Dep. Álvaro G. de Queiroz”, em relação às espécies arbóreo-arbustivas nativas do município, considerando o conhecimento dos alunos em relação à flora; as espécies utilizadas pelas suas famílias; a utilização; a vulnerabilidade/risco e a extinção e os fatores que as condicionam. O trabalho realizou-se entre dezembro/13 e abril/14, através de questionários como os alunos matriculados neste ano. As análises realizou-se de forma quali-quantitativa. Os alunos em maioria conhecem as espécies, as atividades das comunidades rurais e a devastação, vulnerabilidade/riscos a extinção destas espécies. Os alunos do Ensino Regular apresentam uma percepção mais ampla. Os alunos da EJA citaram que suas famílias utilizam 17 espécies, 14 nativas (N) e 03 exóticas (E), se destacando Mimosa tenuiflora (N),Cereus jamacaru (N) e Poincianella pyramidalis (N) e que suas famílias utilizam para lenha, alimentação humana e animal, medicamentos, cercas e carvão e que tem 12 espécies vulneráveis ou em risco de extinção e ainda 06 espécies em extinção. Os alunos do Ensino Regular citaram que suas famílias utilizam 37 espécies, 23 nativas e 14 exóticas. Se destacando Pilocereus setusus (N), Mimosa tenuiflora (N) e Prosopis juliflora (E) e que suas famílias as utilizam para alimentação humana e animal, lenha, cercas, medicamentos, carvão, carpintaria de móveis/carroças e artesanato e que tem 21 espécies vulneráveis ou em risco de extinção e 07 espécies em extinção. Os fatores que causam os riscos, segundo eles são: ausência de sensibilização da população rural; pastoreio acima da capacidade de suporte; corte da vegetação, crença de que estes recursos não acabarão; bioinvasão e as condições climáticas.
Descrição: DINIZ, Fabrício Correia . A percepção dos alunos da escola estadual de ensino médio “Dep. Álvaro Gaudêncio de Queiroz” em relação à flora do município de Santo André/PB. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4398
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabrício Correia Diniz.pdfFabrício Correia Diniz 3.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.