Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4399
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Maria Izabel | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-18T13:25:54Z | - |
dc.date.available | 2014-07-18T13:25:54Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 371 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4399 | - |
dc.description | GOMES, Maria Izabel. Mundo novo limites e perspectivas da escola rural Gilberto Pessoa-Umbuzeiro-PB. 2009. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Básica)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2009. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nosso trabalho partiu da necessidade de uma nova metodologia de ensino-aprendizagem partindo da Escola Ativa que nos diz respeito a nossa prática pedagógica no desenvolvimento da produção dos alunos, para definirmos a escolha do tema, enfatizamos como problemática, a deficiência do ensino-aprendizagem nas escolas rurais nas séries multisseriadas. Ao desenvolvermos este estudo, delineamos os seguintes objetivos: Investigar as dificuldades encontradas no ensino-aprendizagem na escola rural, como ponto referencial a perspectiva de novos métodos de ensino e estratégias no processo de desempenho do aluno e do professor. Identificar as principais causas das dificuldades de produção dos educandos. Escolhemos como local de coleta de dados em uma sala de aula multisseriada do Pré-Escolar a 4ª Série do Ensino Fundamental da Escola Municipal Gilberto Pessoa, localizada no Sítio Mundo Novo no Município de Umbuzeiro – PB. Para a realização dessa coleta de dados, usamos a pesquisa quantitativa de levantamento através de análise e observações participativas relacionadas a nossa prática pedagógica e ao desenvolvimento das crianças nas atividades propostas para concretização do nosso estudo. Foi necessário realizarmos um estudo teórico, buscando subsídios para dar sustentação a nossa pesquisa. Na primeira etapa deste trabalho, encontra-se o estudo teórico que realizamos, na segunda enfatizamos a característica do campo de pesquisa onde buscamos a coleta de dados e na 3ª e última etapa, procuramos fazer a descrição e análise das observações realizadas no desenvolvimento das produções dos alunos. Para finalizarmos, apresentamos as nossas Considerações Finais. Palavras- | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador:Jussara Natália Moreira Beléns | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação em Meio Rural | pt_BR |
dc.subject | Escolas Rurais | pt_BR |
dc.subject | Classes Multisseriadas | pt_BR |
dc.title | Mundo novo limites e perspectivas da escola rural Gilberto Pessoa-Umbuzeiro-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAD I - EEB - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Izabel Gomes.pdf | Maria Izabel Gomes | 477.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.