Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4409
Título: Considerações acerca da vontade e do agir humano: uma análise a respeito da ética Schopenhauriana
Autor(es): Santos, Flaviano Costa
Palavras-chave: Filosofia Alemã
Ética
Vontade
Metafísica
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: O presente trabalho analisa um elemento peculiar que integra o escopo da filosofia de Arthur Schopenhauer (1788-1860), em específico, aquilo que consiste a parte prática da filosofia, a saber: a ética. Traz assim à tona a relação existente entre a Vontade enquanto conceito metafísico e as ações humanas. Inicialmente, apresenta as duas faces que integram a visão schopenhaueriana do mundo: o mundo como representação e o mundo como Vontade. Da relação entre sujeito e objeto, da diferenciação entre representações abstratas (conceitos) e representações intuitivas e, do mesmo modo, do princípio que possibilita a pluralidade fenomênica, principium individuationis, tendo em vista as formas de todo o conhecer (tempo, espaço e causalidade), temos toda uma elucidação referente à representação. A Vontade a qual Schopenhauer refere-se é no todo especial, considerada a resposta daquilo que está por trás dos fenômenos; ela também confere ao sujeito o seu outro lado, assim como confere ao mundo uma segunda face. Ao lado do mundo o sujeito também é partícipe desta outra face, pois, além do seu corpo adequar-se as formas do princípio de razão, sendo assim mais uma representação entre tantas outras, também é vontade. A ética schopenhaueriana não se pauta única e exclusivamente em ações específicas, mas numa relação do sujeito com a alteridade, o sujeito é sensível ao sofrimento alheio; a ética schopenhaueriana é uma ética da compaixão.
Descrição: Santos, F. C. Considerações acerca da vontade e do agir humano: uma análise a respeito da ética Schopenhauriana. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4409
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flaviano Costa Santos.pdfFlaviano Costa Santos1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.